Afonso Cruzeiro assume novas funções na L’Oréal
Depois de assumir o cargo de director de Marketing de Mass Market da L’Oréal Paris em Outubro de 2020, Afonso Cruzeiro abraça no início deste ano um novo desafio na empresa. O profissional foi nomeado Go-to-Market director, um novo cargo que combina diferentes áreas.
«A função anterior era de Direcção de Marketing, onde tinha a responsabilidade total sobre as marcas e a estratégia de marketing local», explica Afonso Cruzeiro à Marketeer. A nova função, por seu turno, «é híbrida e engloba uma área comercial, nomeadamente Business Development».
Segundo o novo Go-to-Market director, «a parte de Business development é uma área mais focada na componente comercial e que tem como intuito ajudar a desenvolver as categorias de beleza em parceria com os clientes». É, por isso, uma área muito focada nos clientes e no shopper.
Sob a sua alçada fica também uma parte do cargo anterior, nomeadamente a de Marketing de Activação. Esta é uma área que «garante a adaptação da estratégia definida e a sua relevância para o nosso consumidor, mercado e clientes», esclarece. Quanto ao cargo de director de Marketing de Mass Market, «deixou de existir tal como o conhecíamos».
Recorde-se que, no final do ano passado, foi anunciada a criação de um novo cluster que junta a actividade da L’Oréal em Portugal e Espanha, sob a direcção de Juan Afonso de Lomas. O objectivo é tornar a operação da empresa mais ágil e eficiente, sem deixar, contudo, de existir alguma independência.
Nesse sentido, Gonçalo Nascimento foi nomeado country coordinator para Portugal, onde a L’Oréal continuará a ter uma equipa com sede em Miraflores.
Texto de Filipa Almeida