Afinal, pode ou não lavar o cabelo todos os dias? Empresa detida por CR7 tira as dúvidas
A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala já no próximo dia 7, o Grupo Insparya, co-fundado por Cristiano Ronaldo, partilha algumas dicas que podem ajudar a melhorar a saúde capilar.
De acordo com a Insparya, o cabelo diz muito sobre uma pessoa e a sua saúde em geral: um cabelo e couro cabeludo em boas condições são sinal de que o nosso corpo está a funcionar correctamente e que os nossos hábitos são os adequados. Além disso, os problemas de saúde capilar, em especial a perda de cabelo, podem levar a problemas de saúde mental, baixa auto-estima e auto-confiança.
Nesse sentido, Carlos Portinha, médico e chief Clinical officer do Grupo Insparya, aborda alguns «pequenos erros» que cometemos sem nos apercebermos e que «vão danificando o cabelo.»
1. Lavar o cabelo duas vezes por semana
Embora se diga o contrário, a verdade é que manter sujidade no cabelo durante dias é prejudicial para a saúde. Carlos Portinha explica que «a limpeza é um ponto fundamental para a saúde do nosso cabelo, e é por isso que a Insparya desaconselha as modas que promovem que não se lave o cabelo todos os dias. Ou seja, o cabelo deve ser lavado todos os dias.»
2. Deixar o cabelo a secar naturalmente no Verão
Também já terá ouvido dizer que deve evitar o uso de secadores de cabelo. De acordo com a Insparya, a verdade é que deixar secar o cabelo ao ar é pior, pois perde força e resiliência, tornando-se mais propenso a partir ou espigar nas pontas. «O cabelo deve ser seco com um secador com ar frio, ou a baixa temperatura, e a uma distância de aproximadamente 15-20 cm do couro cabeludo, até estar completamente seco», aconselha Carlos Portinha.
3. Pentear o cabelo quando está molhado
O cabelo húmido é mais frágil do que o seco. Portanto, o melhor a fazer é evitar escová-lo após a lavagem, porque o mais provável é que o cabelo se parta. Para tal, é melhor utilizar um pente de dentes largos e começar por desembaraçar as pontas.
4. Enxaguar o cabelo com vinagre dá brilho
É um dos truques mais usados, mas a realidade é que o vinagre não deve ser utilizado para dar mais brilho ao cabelo. Segundo a Insparya, existem melhores opções no mercado, entre as quais uma grande variedade de champôs, máscaras e tratamentos que podem acrescentar brilho extra sem ter de recorrer a outras opções.