Aeroporto do Porto ultrapassou marco dos 15 milhões de passageiros em 2023
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, movimentou mais de 15 milhões de passageiros no ano passado, um recorde anual absoluto. Este registo representa um crescimento de 20% em relação a 2022 (12,6 milhões de passageiros) e de 16% face ao período pré-pandemia, em 2019 (13 milhões).
O marco dos 15 milhões de passageiros foi alcançado no dia 26 de Dezembro, com a aterragem de um avião da Turkish Airlines, com origem em Istambul. Nesse mesmo dia, o Aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando um voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, representou o movimento número 100 mil ao aterrar no aeroporto, um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano.
De acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal | Vinci Airports, o crescimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro deve-se, em grande parte, ao trabalho de diversificação das ligações directas aos principais mercados na Europa e ao crescimento do tráfego em ligações directas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros em comparação com o ano anterior.
No ano passado, o Aeroporto do Porto recebeu mais sete companhias e 17 novas rotas, passando a estar ligado a mais de 106 destinos directos, através de 30 companhias aéreas. Para 2024, já está confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, com destaque para Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines.
“A ANA – Aeroportos de Portugal | Vinci Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do Aeroporto do Porto, essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da actividade turística e económica regional e nacional”, sublinha a entidade que gere esta infra-estrutura.