Aeroporto do Porto eleito o melhor da Europa
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi nomeado pela primeira vez o “Melhor Aeroporto Europeu”, na categoria de infra-estruturas aeroportuárias que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros. A distinção é do Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI, na sigla em inglês).
Os critérios de avaliação para a edição desde ano estiveram sobretudo relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica. De acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal, na base da atribuição do prémio ao Aeroporto do Porto estiveram assim a «recuperação da actividade após a crise pandémica», a «qualidade de serviço» e as «acções implementadas no âmbito da sustentabilidade constantes no compromisso ambiental da Vinci Airports.»
A entidade que gere os aeroportos nacionais lembra ainda que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro «manteve a sua operação durante a crise pandémica». Durante estes dois últimos anos, sublinha, o foco tem estado na retoma da actividade do aeroporto através do «desenvolvimento de rotas», sendo que «neste momento, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conectividade verificado no Verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99).»
«É com muita satisfação que recebemos tão elevada distinção por parte do ACI-Europe», afirma em comunicado Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal. «Continuaremos comprometidos com o desenvolvimento da conectividade da região Norte, promovendo o Aeroporto do Porto como uma porta de entrada eficiente, sustentável e inovadora, que irá contribuir para a recuperação económica e do sector do Turismo em Portugal», conclui.