AdvanceCare: 25 anos a inovar em saúde
Fundada a 17 de Julho de 1998, a AdvanceCare tem sido uma figura proeminente no mercado da saúde e dos seguros, destacando-se pela sua vasta experiência na gestão de seguros e planos de saúde de diversas seguradoras, subsistemas e parceiros. Através do contínuo desenvolvimento dos serviços prestados, conseguiu criar um ecossistema de saúde holístico, que abrange desde a prevenção até ao tratamento e acompanhamento da doença, servindo actualmente mais de 1,3 milhões de clientes finais só em saúde.
Na vanguarda da inovação no sector da saúde e dos seguros em Portugal há mais de duas décadas, tem-se destacado pelo seu vasto conhecimento clínico e eficiência dos processos, assentes no conhecimento do cliente final e na sua plataforma tecnológica, proporcionando uma gestão rigorosa e personalizada de seguros e planos de saúde, bem como de serviços associados e adjacentes. Com uma estratégia focada na prevenção e no cuidado da saúde das pessoas, tornou-se uma pioneira no desenvolvimento de programas e serviços destinados a melhorar a qualidade de vida dos seus clientes, por exemplo, pela gestão de programas de prevenção ou de doentes crónicos.
Esta dedicação da AdvanceCare à satisfação dos seus clientes tem sido amplamente reconhecida. Ainda este ano, a empresa foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Seguros de Saúde”, atribuído pela Five Star Consulting, com um elevado grau de satisfação, e também Marca n.º 1 da Escolha dos Profissionais, no segmento de “Sistemas de Saúde”, pela Consumer Choice.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM A APP MYADVANCECARE
Nos últimos anos, a AdvanceCare tem centrado esforços na transformação digital, como forma de oferecer uma melhor experiência ao cliente. A app myAdvanceCare, lançada em 2017, tem tido uma penetração significativa, sendo utilizada para mais de 90% dos reembolsos de despesas.
A estratégia da AdvanceCare é clara: colocar o cliente no centro da inovação, permitindo a criação de soluções que atendam às suas necessidades e expectativas. Para isso, conta com a app myAdvanceCare, equipada com diversas funcionalidades que facilitam o acesso dos clientes aos serviços mais importantes: a submissão de reembolso de despesas totalmente digital; pesquisa na rede médica de acordo com o seguro ou plano contratado e respectivos preços; e ainda consulta de coberturas, histórico de utilização, plafonds de seguro, franquias e pré-autorizações, que permitem aos clientes tomarem decisões informadas sobre a sua saúde e manterem-se a par do seu próprio historial. Inclui igualmente a realização de videoconsultas através do Médico Online, proporcionando- lhes cuidados de saúde convenientes e seguros, e a promoção da telemedicina; e consulta do cartão digital, que possibilita aos clientes terem os seus dados sempre à mão e acesso a processos cada vez mais digitais.
SERVIÇOS CADA VEZ MAIS DIGITAIS
O crescente nível de experiência desejado pelos clientes em diversos sectores tem sido uma realidade na área da saúde. Com a oferta cada vez maior de produtos e serviços de saúde privada no mercado, a escolha do melhor seguro ou plano de saúde para cada indivíduo tornou-se uma tarefa complexa com múltiplas opções no mercado, que muitas vezes causam confusão junto dos seus potenciais clientes. A par dos desafios da área e compreendendo a necessidade de capacitar os seus clientes, a AdvanceCare tem investido em soluções digitais que facilitam o acesso à informação essencial, que simplificam e agilizam os seus serviços.
É com base nesta perspectiva de cultura do cliente, centrada na digitalização, que a app tem evoluído e se tornou a “jóia da coroa”. E alguns dos serviços estão no centro da mesma, como os desenvolvimentos dos já mencionados Médico Online e Avaliador de Sintomas, que passaram de serviços exclusivos para serviços de acesso total para todos os clientes do universo AdvanceCare.
Por exemplo, o Médico Online surgiu como uma resposta inovadora aos desafios impostos pela pandemia, mas também como uma opção conveniente e segura em todas as circunstâncias e que é cada vez mais utilizado pelos clientes, mesmo após o fim da pandemia.
O serviço de telemedicina permite que os utilizadores tenham consultas médicas realizadas por uma equipa de profissionais altamente qualificados, através de videochamadas. Essa modalidade de consulta possibilita um acompanhamento especializado, e agiliza o acesso à prescrição médica de medicamentos, enviada por email ou SMS, e ainda a entrega de medicamentos em casa, proporcionando uma jornada de cliente totalmente integrada.
Um dos destaques dessa iniciativa é a ênfase na Medicina Geral e Familiar e Pediatria, áreas fundamentais para a saúde da família e o cuidado com as crianças. Outro ponto a realçar são as consultas de Medicina Interna e até a Consulta do Viajante à disposição dos utilizadores. A AdvanceCare disponibiliza ainda outras especialidades, como Dermatologia, Ginecologia e Nutrição.
Este serviço oferece atendimento personalizado, respeitando a privacidade e conforto dos pacientes, e o seu sucesso reflecte a rápida aceitação desse modelo inovador de assistência médica.
No mesmo sentido, a AdvanceCare compreendeu que nem sempre uma consulta directa é necessária, especialmente quando se trata de esclarecer dúvidas sobre sintomas ou doenças previamente identificadas. É aí que o Avaliador de Sintomas se destaca como uma ferramenta indispensável.
Este serviço online e gratuito permite aos clientes avaliarem os seus sintomas ao responderem a um conjunto de questões simples sobre a sua saúde. No final, o avaliador fornece recomendações e passos a seguir para cuidados adequados, com base numa solução de inteligência artificial validada cientificamente. Esta ferramenta está integrada de forma simples com o serviço de telemedicina, quando necessário.
A aposta na digitalização com o Médico Online e o Avaliador de Sintomas é uma clara demonstração do compromisso da empresa em criar uma experiência à medida de cada cliente. Estas inovações permitem que os utilizadores tenham acesso a ajuda médica a qualquer hora e em qualquer lugar, facilitando o processo de tomada de decisão em relação à sua saúde. São também críticas na criação de soluções de prevenção e de acompanhamento de doentes crónicos.
As funcionalidades aumentam a satisfação dos clientes e contribuem também para a poupança de recursos, ao auxiliar na eliminação de deslocações desnecessárias às urgências, na agilização do acompanhamento de doenças crónicas e no controlo genérico de custos, com soluções para diferentes segmentos e gerações de clientes.
UM VERDADEIRO ECOSSISTEMA DE SAÚDE
A empresa destaca-se como um ecossistema de saúde integrado e flexível, oferecendo uma ampla gama de serviços que abrangem desde a rede médica e gestão de sinistros até programas de prevenção e acompanhamento, com foco em saúde e bem-estar, cobrindo toda a cadeia de valor. Com o objectivo de proporcionar uma proposta de valor diferenciada aos seus clientes, utiliza o conhecimento adquirido sobre o cliente final e todo o seu know-how específico para apoiar os seus clientes institucionais e parceiros, oferecendo uma gestão de sinistros mais eficaz e eficiente, e um serviço de qualidade, que visa melhorar a experiência e satisfação dos clientes finais, bem como a proposta de valor.
«Temos uma vasta expertise no sector, seja em termos de entendimento profundo da oferta existente e do cliente final, seja pela nossa forte expertise clínica, tudo isso alavancado na nossa plataforma tecnológica», relembra José Pedro Inácio, CEO da AdvanceCare, sobre o tema da inovação em saúde. «Isso tem-nos ajudado a definir produtos e serviços que respondam às necessidades reais do cliente final e a produzir conteúdos que ajudem o mesmo na sua tomada de decisão quanto à melhor solução para o seu caso específico – o mesmo se aplicando aos nossos clientes institucionais e parceiros », conclui.
Ao celebrar um quarto de século de sucesso e inovação em seguros e planos de saúde, a marca reafirma o seu compromisso em cuidar da saúde das pessoas em todas as fases da vida, continuando a liderar o mercado com serviços pioneiros e soluções personalizadas.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.