Adolescentes em casa? 4 dicas para férias seguras e com pais descansados

Agora que as aulas acabaram e que o Verão começou oficialmente, é chegado o período de férias, mas isso não tem de significar, obrigatoriamente, uma dor de cabeça para os pais. Basta ter em atenção alguns pormenores e ter os cuidados necessários para que os filhos adolescentes possam estar de férias em segurança.

Segundo a Securitas Direct, há um conjunto de recomendações que permitem encontrar um equilíbrio entre a liberdade dos adolescentes e a tranquilidade dos pais:

Saber onde vão os filhos

Muitos adolescentes aproveitam o período das férias de Verão para fazer programas no exterior com os seus amigos, passando o(s) dia(s) fora de casa.  Estar de férias com os amigos é um marco importante na independência dos adolescentes. Os pais devem valorizar e promover estes momentos de liberdade, sobretudo em idades mais avançadas da adolescência, mas é aconselhável saber sempre onde estes vão (ou têm planeado ir) durante o dia. O simples facto de saber onde estão os filhos transmite tranquilidade aos pais. Além disso, nos casos em que os filhos passam vários dias ausentes, recomenda-se aos pais terem o contacto de um dos amigos, para recorrer em caso de emergência.

Definir horas para chegar em casa

No caso de os filhos permanecerem em casa durante as férias, os programas com amigos continuam, ainda que limitados ao dia ou à noite. A recomendação anterior mantém-se, mas de forma a ficarem mais tranquilos, os pais poderão combinar horas para os filhos chegarem a casa ou, em caso de atraso, pedirem para ser avisados, para não ficarem preocupados. A hora dependerá do tipo de programa que o filho tem planeado (diurno ou nocturno) e, claro, do bom senso dos dois lados.

Serviços de ajuda em caso de emergência

Aplicações ou serviços que possam alertar e prestar auxílio em caso de emergência são também uma excelente opção para manter os pais tranquilos durante o período de férias dos seus filhos. A Securitas sugere, por exemplo, o Guardian Verisure, um serviço de protecção gratuito disponível na app móvel da empresa (exclusiva para clientes) e que está ligado ao Centro de Emergência.

Além da funcionalidade “SOS”, que permite ao utilizador carregar num botão de ajuda no telemóvel e solicitar assistência imediata a uma equipa especializada da Securitas Direct com ligação permanente a serviços públicos de emergência, destaca-se também a ferramenta “Acompanha-me”. Neste caso, faz uma estimativa do tempo necessário para a realização de um percurso (um trilho, por exemplo) e, caso o indivíduo não chegue ao seu destino dentro dessa estimativa, poderá ser accionado um alarme de aviso.

Actividades lúdicas e desportivas

Muitos jovens optam por ficar em casa e desfrutarem do entretenimento da televisão, computador ou consolas de jogos, actividades que acabam por promover o sedentarismo. Mesmo que neste caso os pais possam estar mais tranquilos com os filhos em casa, por uma questão de segurança, deverão incentivar os seus filhos a desenvolver actividades lúdicas ou desportivas fora de casa. Muitas autarquias têm programas desportivos específicos para esta altura do ano, onde os jovens podem continuar a praticar actividades e socializar. Os jovens podem também optar por realizar desportos de Verão ou outras actividades diferentes, mantendo-se assim ocupados.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...