Adidas vai ajudar atletas a superar a pressão em nova campanha “You Got This”

A Adidas revela querer trabalhar com atletas de elite e atletas não profissionais para analisar o impacto negativo que a pressão pode ter no seu desempenho e ajudá-los a superar esse obstáculo através do mote “You Got This”.

Apoiando-se num projecto de investigação neurocientífica, a Adidas compreendeu o quanto a pressão influencia o desempenho de qualquer desportista. A principal conclusão deste estudo revela que tanto os atletas de elite como os desportistas não profissionais experimentam um nível de pressão semelhante em momentos de maior stress, embora os atletas de elite sejam capazes de gerir a pressão com um nível de eficácia até 40%.

Para colmatar esta lacuna, a adidas está a trabalhar com o Neuro11, um projecto de neurociência cujo objectivo é determinar como e porquê a pressão negativa prejudica o desempenho desportivo, ao mesmo tempo que oferece orientações sobre como ajudar os atletas de todos os níveis a ultrapassá-la.

Em conjunto reuniram um grupo de atletas de elite e um grupo de desportistas não profissionais relacionados com o futebol, basquetebol e golfe. O estudo consistia na captação e análise das leituras cerebrais durante momentos de maior pressão. Emiliano Martinez, vencedor do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, Ludvig Åberg, campeão da Ryder Cup de 2023, Nneka Ogwumike, oito vezes campeã do All-Sta da WNBA, a estrela do golfe Rose Zhang e Stina Blackstenius, jogadora de futebol, participaram neste estudo com o intuito de ajudar os desportistas de todo o mundo a compreender melhor e a superar a pressão.

A partir da medição da sua reacção cerebral e calculando a eficácia e a eficiência do desempenho de cada atleta, os resultados mostram até que ponto os atletas de elite são mais capazes de lidar com a pressão e que medidas os desportistas não profissionais podem tomar para lidar melhor com ela.

Para apresentar os resultados, a Adidas vai lançar uma campanha onde reúne uma série de ícones do desporto para mostrar como lidam com a pressão em alguns dos momentos mais decisivos, inspirando os desportistas do dia-a-dia a fazerem o mesmo.

«Ao iniciarmos aquele que será um ano crucial para o desporto, propusemo-nos a inspirar a nova geração de desportistas, encorajando-os a ultrapassar a pressão e proporcionando-lhes uma visão única sobre a forma como alguns dos melhores atletas do mundo a gerem. Com base nos dados mais recentes e na investigação em neurociência, desenvolvemos ferramentas e técnicas para ajudar os desportistas a gerir a pressão. Esperamos que esta campanha os ajude a recuperar o que mais gostam no desporto, encorajando-os e recordando-lhes o nosso lema ‘You got this’ (Tu consegues)», diz, em comunicado, Florian Alt, vice-presidente de Global Brand Comms da Adidas.

Artigos relacionados