Adico nomeia Pedro Sottomayor como diretor criativo

A Adico, a marca portuguesa de mobiliário metálico, integrou Pedro Sottomayor como diretor criativo. Com um sólido percurso no design de produto e uma ligação de longa data à empresa, Sottomayor assume o desafio de continuar a reforçar a identidade da Adico no cenário do design contemporâneo.

A relação de Pedro Sottomayor com a Adico remonta à sua adolescência, quando, no final da década de 80, vendia cadeiras da marca numa loja de decoração no Porto. Em 2016, essa ligação reforçou-se com a  vitória no concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo MUDE – Museu do Design para projetar o novo layout, regulamento e mobiliário das esplanadas do centro da cidade. Desenhou algumas das novas peças, produzidas pela Adico, nomeadamente os modelos Maria e Manuel, e foi responsável por coordenar todo o processo. Este percurso culmina com a sua integração oficial na equipa da Adico.

Natural do Porto, Pedro Sottomayor (n. 1973) tem-se destacado no desenvolvimento de projetos inovadores e funcionais. Com formação em design e uma carreira internacional, trabalhou com diversas marcas de renome antes de fundar a MOR design. A sua abordagem ao design combina tradição e modernidade, promovendo a valorização da produção nacional e o uso sustentável dos materiais. Ao longo da sua carreira, colaborou com muitas marcas, empresas e instituições, sempre com o objetivo de criar soluções que aliam estética, funcionalidade e inovação.

No portfólio tem projetos que exploram o potencial de diversas indústrias em Portugal. Entre os exemplos, destacam-se por exemplo a Mèzë, uma marca e linha de produtos desenvolvida do zero, baseada no know-how e experiência dos fabricantes, e a cadeira Adagio para a Casa da Música produzida pela Nautilus, fruto de uma pesquisa intensiva para encontrar um material que garantisse máximo desempenho acústico, absorvendo o som.

“É uma grande honra e responsabilidade integrar uma marca como a Adico, com uma carga histórica tão importante a manter mas explorando novos caminhos. O objetivo já estava definido que será manter a Adico por outros 100 anos, e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os Portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais como a Adico sabe bem fazer”, refere Pedro Sottomayor.

Miguel Carvalho, administrador da Adico, realça que “a escolha de Pedro Sottomayor como diretor criativo foi um passo natural. A sua experiência e conhecimento do setor, aliados à sua sensibilidade para o design e inovação, fazem dele a pessoa ideal para liderar o departamento criativo da Adico. Além disso, a sua longa relação com a marca demonstra uma compreensão profunda do nosso ADN e do caminho que queremos continuar a trilhar. Estamos muito entusiasmados por tê-lo na equipa e confiantes de que a sua visão contribuirá para fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado”, afirma.

 

Artigos relacionados