Adeus, Yorn Street Dance. Chegou o palco Yorn para promover diversidade no Rock in Rio
A Yorn Street Dance vai dar lugar ao Palco Yorn na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa. Segundo a organização, trata-se de um espaço que quer ser mais inclusivo, através de novas coreografias, showcases, concertos e momentos de dança.
Com curadoria de Chelas é o Sítio – projecto liderado pelo artista Sam the Kid –, o Palco Yorn prepara-se para receber nomes como GROGNation, Phoenix RDC, Ary Rafeiro, 9Miller, Kappa Jotta, Loreta KBA, Malabá, Eva RapDiva, G Fema, Chyna, entre outros.
O objectivo é aproximar os bairros das suas cidades por meio da cultura, dando destaque ao talento oriundo de diversos panoramas. Dança, música ou outras formas de expressão: todas terão espaço no Palco Yorn.
«O Rock in Rio vive em Chelas há 18 anos e, hoje, ainda percebemos algum distanciamento e preconceitos antigos que, no nosso entender, já não se justificam. O Palco Yorn nasce para valorizar não só esta região como para representar todos os bairros do País, mostrando que, se iluminarmos os seus talentos, se mostrarmos aquilo que têm de melhor, é possível aproximá-los do resto da sua cidade», diz, em comunicado, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
Assim, este ano o Palco Yorn chega com uma nova cenografia, totalmente inspirada nos centros urbanos, mas também com uma nova programação. Todos os dias, haverá quatro apresentações musicais de talentos mais e menos consagrados, coreografias da Jazzy Dance Studios protagonizadas por crews e bailarinos e ainda interacções com o público.
No dia 18 de Junho, sobem ao palco Danny the Dawg, Chyna, Vado e Loreta KBA. No dia seguinte, é a vez de Lewis, Kosmo DaGun, Ary Rafeiro e 9Miller receberem as luzes dos holofotes. Já no fim-de-semana seguinte, a 25 de Junho, Karma The Only Son, Tilhon, Eva RapDiva e Phoenix RDC mostram o seu talento e, a 26 de Junho, será a vez de G Fema, Malabá, Kappa Jotta e GROGNation.