Adeus, swipe-up nas stories. Instagram apresenta novo sticker para partilhar links
A partir da próxima segunda-feira, dia 30 de Agosto, já não será preciso deslizar para aceder aos links partilhados via Instragram Stories. A rede social planeia colocar um ponto final no “swipe-up” – funcionalidade que só está ao alcance de perfis verificados ou com mais de 10 mil seguidores.
Em alternativa, o Instagram propõe um novo sticker, semelhante aos que já existem para identificar pessoas e locais, acrescentar músicas, fazer questionários ou sondagens. Neste caso, o sticker servirá para adicionar um link que transporta os seguidores para uma página na internet: em vez de deslizar para cima como acontece agora, os utilizadores terão de clicar no sticker.
Segundo o Instagram, esta mudança dará maior controlo criativo aos utilizadores, uma vez que poderão alterar o formato do sticker – algo que não acontece com o swipe-up. No início do Verão, quando a plataforma começou a testar esta possibilidade, o head of Product do Instagram explicava ao The Verge que a principal diferença entre as duas funcionalidades, porém, residirá na possibilidade de interacção. Não é possível responder a uma story com swipe-up, mas já será possível responder a stories com stickers com links.
Na altura, o teste incluía diferentes tipos de utilizadores – com bases de seguidores de diferentes dimensões – mas agora ainda não é certo qual será o critério. Para já, somente as pessoas que podiam fazer swipe-up terão acesso aos novos stickers.
No entanto, em declarações à mesma publicação, porta-voz do Instagram indica que está a ser avaliada a possibilidade de alargar a novidade a mais utilizadores. Esta actualização deverá ajudar o Instagram a «determinar se é a decisão certa antes de expandir o acesso a mais pessoas».