Adeus, ícone da casa. Imovirtual faz remodelações e estreia nova imagem

Ao fim de 13 anos a morar numa vasta terra chamada Internet, o Imovirtual decidiu entrar em modo de “redecoração”, através de um rebranding. A partir de agora, o portal imobiliário do Grupo OLX conta com uma nova imagem que deixa cair o ícone da casa por um novo ícone geométrico e adopta uma paleta de seis cores para pintar o futuro. O rebranding é assinado pela agência polaca Kommunikat.

Para além da nova imagem, o Imovirtual apresenta também ao mercado um novo website, que traz mais funcionalidades, quer para quem vende, quer para quem procura casa (como a pesquisa por mapa), bem como uma nova aplicação móvel “mais intuitiva e tecnologicamente avançada”.

Em entrevista à Marketeer, Sylvia Bozzo, Marketing manager do Imovirtual, explica o que levou a marca a abrir a porta a estas mudanças.

Sylvia Bozzo, Marketing manager do Imovirtual

Em que consiste a nova identidade visual do Imovirtual e que diferenças em relação à anterior? Qual o simbolismo dos diferentes elementos gráficos?

A nova identidade é, de longe, a mais trabalhada e dinâmica que já tivemos desde o início da marca, há 13 anos. Anteriormente, utilizávamos basicamente duas cores; agora, temos uma paleta de seis cores, onde mantivemos o azul e substituímos o antigo vermelho pelo cinzento. Além disso, adicionámos quatro cores – roxo, laranja, vermelho e amarelo –, trazendo uma gama de possibilidades criativas para a marca.

Alterámos também a tipografia e os elementos gráficos, sendo que o novo logótipo transforma o ‘O’ num símbolo geométrico. Outra variação é o uso deste novo ícone à esquerda do logótipo, substituindo o ícone da casa da identidade anterior. Este ícone, que mistura o oval com o quadrado, refere-se a formas arquitectónicas comuns e muito presentes em casas.

A nova fonte, Sora, é clara e causa impacto visual com excelente legibilidade. Além disso, temos uma vasta gama de novos ícones em várias cores. Para além de símbolos como o coração e o sorriso, temos ícones para uso exclusivo nas diferentes categorias (apartamentos, moradias, terrenos, entre outras). De uma maneira geral, a nova identidade destaca-se no mercado competitivo, trazendo dinamismo e um tom fresco à marca.

Em que medida é que a nova imagem veicula os valores e o posicionamento da marca no mercado?

A nova imagem foi concebida para representar a fusão entre tecnologia, mudança, capacidade de adaptação e o toque humano que caracteriza o Imovirtual. Sabemos que procurar casa é um dos maiores desafios que enfrentamos ao longo da vida, sendo um processo tanto emocional como racional. Acredito que esta nova identidade transmite exactamente isso, permitindo navegar por esses dois mundos. Queremos que as pessoas se sintam parte do processo e confiantes nas suas decisões.

Além do rebranding, foi apresentado também o novo website. Que mudanças foram implementadas e que melhoria representam na experiência do utilizador?

A nova identidade visual veio justamente para reforçar este novo capítulo da nossa história, trazendo ao mercado um portal imobiliário muito mais avançado e orientado para resultados, mas mantendo a nossa essência de transparência e flexibilidade. Implementámos mudanças em vários aspectos. Do lado de quem procura casa, os utilizadores vão encontrar um website muito mais funcional e atractivo, como por exemplo: uma aplicação completamente nova, que, desde o seu lançamento no início de Maio, tem sido uma das mais populares na sua categoria; a funcionalidade de procura de casa pelo mapa e melhorias no sistema de localizações.

Para os anunciantes e consultores imobiliários, disponibilizámos um portal muito mais orientado para resultados, com novos pacotes de serviços, ferramentas exclusivas de análise da concorrência e de automação. Além disso, investimos significativamente em SEO, tornando os anúncios ainda mais visíveis de forma orgânica.

O Imovirtual também mudou de “casa”, mas levamos connosco a nossa essência. Disso, não abdicamos.

Como é que estas novidades serão apresentadas ao mercado e em que meios?

Tivemos estratégias diferentes para lançar o novo Imovirtual no mercado. Para o perfil B2B, que são os anunciantes profissionais, começámos pelo menos três meses antes do lançamento. Alinhados com um dos nossos valores, a transparência, fizemos questão de antecipar o que estava por vir. Desenvolvemos uma campanha emocional para prepará-los para a mudança com um vídeo teaser [ver em baixo]. Numa segunda fase, lançámos uma campanha mais racional através de webinars, formações, participações em eventos do sector e um mini site onde explicámos tudo que estava por vir. O foco da nossa equipa comercial está 100% em apoiar os profissionais do sector.

Para quem está à procura de casa, optámos também por comunicar em duas fases. Num primeiro momento, desde o dia 1 do lançamento, estamos a investir em campanhas digitais com publicidade em parceiros, remarketing e redes sociais. Actualmente, estamos a complementar com acções direccionadas aos media e teremos ainda muitas novidades pela frente. Num segundo momento, brevemente, vamos lançar o novo Imovirtual em grande, com campanhas recorrentes de awareness e consideração nos grandes canais de comunicação, tanto em meios offline como digitais.

O investimento em marketing está a ser uma das nossas grandes apostas. Queremos comunicar o novo Imovirtual com toda a força e, com isso, atrair uma nova audiência e reter os utilizadores que já temos, numa estratégia 360º. Acredito muito na consistência e essa vai ser a nossa palavra de ordem para a marca.

Quais os parceiros da marca no processo de renovação da imagem e do website?

Fazemos parte do grupo OLX e estamos inseridos na unidade de Real Estate, juntamente com outros portais imobiliários. A nova identidade foi inicialmente desenvolvida para o [portal] Otodom pela agência Kommunikat e, posteriormente, foi aprimorada internamente pela nossa equipa de designers e agora adaptada para o novo Imovirtual.

O novo portal foi desenvolvido completamente in-house pela nossa equipa de tecnologia, que conta com mais de 250 especialistas.

Texto de Daniel Almeida

Artigos relacionados