Adeus à humidade nas janelas: tome nota deste truque barato já usado pelas nossas avós no inverno

O inverno em Portugal não dá ‘descanso’: o tempo frio, assim como mais períodos de chuva, características desta altura do ano, fazem os níveis de humidade aumentarem em casa, criando a condensação em forma de pequenas gotas nos vidros das janelas – isto acontece devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior da casa.

Estas gotas nas janelas, à primeira vista, são inofensivas, mas a verdade, relatou a publicação espanhola ‘El Economista’, os níveis elevados de humidade no interior das divisões de uma casa podem causar problemas, como o bolor que se acumula nas paredes, criando manchas – da mesma forma, as roupas da cama, toalhas, cortinas e roupas penduradas podem captar maus odores que são muito difíceis de remover.

Para evitar esses problemas de humidade, anote um dos truques caseiros mais tradicionais, daqueles que as avós já usavam. Não é um truque novo, mas é muito eficaz e, além disso, fácil de fazer e não custa muito dinheiro, evitando assim ter de comprar ou usar no mercado novas soluções que podem tornar-se muito mais caras.

O truque do arroz e do sal

Especificamente, trata-se do truque do arroz e do sal, dois ingredientes caseiros que toda a gente tem na cozinha: ambos são conhecidos pela boa solução que apresentam na absorção de humidade – basta recordar onde coloca o telemóvel quando este cai na água.

O truque é simples: coloque uma tigela ou um saco de pano, de preferência de algodão, com sal ou arroz dentro. Este recipiente deve ser colocado no parapeito da janela, que é o local mais próximo do próprio vidro, onde se acumulam as gotas de água.

Claro, deve-se levar em conta que a quantidade de arroz ou sal que foi colocada junto à janela deverá ser renovada a cada dois ou três dias (dependendo do nível de condensação), pois a capacidade de absorção é reduzida e pode perder eficácia se não for alterado com frequência.

Mas experimente e veja as diferenças…

Artigos relacionados