Adeus à conexão do telemóvel ao carro: o Android Auto está a cortar a compatibilidade…o seu é um deles?

Notícias
Marketeer
26/10/2025
15:15
Notícias
Marketeer
26/10/2025
15:15


Partilhar

A versão 15.5 do Android Auto trouxe mudanças importantes, reduzindo a compatibilidade com alguns dispositivos Android. A partir desta atualização, 4% dos telemóveis deixarão de ser compatíveis com a plataforma, uma vez que o Google passou a exigir, pelo menos, o Android 9.0 para que o Android Auto funcione corretamente. A ComputerHoy detalhou que, entre as novidades da versão 15.5, estão funcionalidades como anotações automáticas durante chamadas e uma nova barra de tarefas fixa do lado esquerdo da interface, mas também aumentaram os requisitos de hardware, o que afeta alguns dispositivos mais antigos.

O Android 8.0, lançado em 2016, é uma das versões que ficará de fora da compatibilidade, e com isso, o Google deixará de enviar atualizações e suporte de segurança para todos os telemóveis que ainda utilizem essa versão ou versões anteriores, como o Android 8.1. Esta mudança, conforme indicado pela ComputerHoy, não é uma grande surpresa, pois o Google já havia anunciado o aumento dos requisitos de sistema há algum tempo. A plataforma exige agora que os dispositivos tenham, no mínimo, o Android 9 Pie para receber atualizações ou instalar a versão mais recente do Android Auto.

A ComputerHoy também explicou que a atualização afeta cerca de 4% dos dispositivos Android atualmente em uso. O Android 8.0 representa apenas 1% dos telemóveis ativos, enquanto o Android 8.1 está presente em 3% dos aparelhos, conforme dados de abril de 2025. Embora a mudança pareça significativa, ela não deve afetar os dispositivos mais recentes, uma vez que a grande maioria dos telemóveis comprados nos últimos seis anos já utiliza versões mais recentes, como o Android 9 ou superior.

A decisão de aumentar os requisitos do Android Auto já era esperada, dado o foco do Google nas versões mais recentes do Android, com o Android 15 ainda a ser a versão mais utilizada, representando 28,5% dos utilizadores, de acordo com a ComputerHoy. O Android 16 também está a crescer gradualmente desde o seu lançamento, em junho de 2025. A gigante da tecnologia tem vindo a descontinuar gradualmente versões mais antigas, como o Android 8.0, permitindo que os utilizadores atualizem os seus dispositivos para versões mais recentes.

Em resumo, embora a maior parte dos telemóveis mais antigos fique de fora da compatibilidade com o Android Auto, a maioria dos utilizadores não será afetada, uma vez que a grande parte dos telemóveis atuais já têm o Android 9 ou superior.




Notícias Relacionadas

Ver Mais