Aderiu a um sorteio da Mercadona? Atenção, é burla
A Mercadona está a ser alvo de uma cópia de um falso sorteio de 729 euros em prémios para os clientes. A cadeia de supermercados espanhola esclarece no seu site que não organiza sorteios, promoções ou sequer dá vales de compras.
Há um site, com o logótipo da Mercadona, a oferecer uma suposta oportunidade para ganhar dinheiro em troca do preenchimento de um inquérito. “Mercadona, 46º aniversário – evento por tempo limitado! Através do questionário terá a oportunidade de ganhar 729,44 euros”, afirmam. Isto não passa de uma manobra de phishing scam.
O site que anuncia a suposta promoção não é o site oficial da Mercadona e não há qualquer vestígio desta suposta oferta no site original. Além disso, a Mercadona esclarece no seu sítio Web que não organiza sorteios, promoções ou dá vales de compras.
A suposta promoção da Mercadona está alojada num site (cikv. shop) que não é o site oficial da empresa de supermercados. Por isso, os especialistas recomendam que se verifique sempre o URL antes de clicar em qualquer ligação. Ao comparar os dois sítios, verifica-se que no sítio original aparece o nome da Mercadona (https://www.mercadona.es/), enquanto no sítio fraudulento não aparece.
O site fraudulento convida-o a preencher um inquérito ao cliente para supostamente ter a oportunidade de ganhar mais de 700 euros. No final, pedem para abrir algumas caixas de presente para encontrar o prémio, o que acontece à segunda tentativa. Para reclamar o suposto prémio, dizem que é preciso partilhar a promoção com grupos e amigos via WhatsApp e fornecer os seus dados pessoais. No entanto, isso só faz com que o golpe se espalhe.
Se não houver forma de voltar atrás, se tiver caído na burla e fornecido dados pessoais, o sítio Web recomenda as seguintes medidas: reunir todas as provas de como a burla ocorreu e denunciá-la à Polícia Nacional ou à Guardia Civil e, se também tiver fornecido os dados do seu cartão bancário, contactar o seu banco para lhes contar o que aconteceu. Pode ser necessário bloquear ou cancelar o cartão e solicitar um novo.