Adeptos mais jovens visitam menos os recintos desportivos. Tecnologia é a solução
A tecnologia continua a evoluir, proporcionando aos consumidores novas formas de experiência e consumo. No que toca ao desporto, o impacto também se sente, já que 77% dos inquiridos da Geração Z e 75% dos Millennials revela que prefere assistir a eventos fora dos locais designados.
A conclusão é de um estudo do Research Institute da Capgemini, “A whole new ball game: Why sports tech is a game changer”, que conclui que 49% dos adeptos com mais de 70 anos ainda visita frequentemente os recintos desportivos, face a apenas 17% da Geração Z.
Esta realidade é mais pronunciada na Austrália e no Reino Unido, onde metade das pessoas ainda frequenta regularmente eventos desportivos em comparação com 2019, enquanto França e a Alemanha registam um menor declínio (menos de 5 pontos percentuais).
Na verdade, apenas 37% dos adeptos em todo o mundo visitou um recinto desportivo nos últimos 12 meses – 80% em 2019. Os adeptos portadores de deficiência estão, em particular, menos satisfeitos com as acessibilidades dos recintos desportivos (apenas 48%), mas estão convencidos de que a tecnologia adequada poderá ajudá-los a acederem a eventos desportivos e a desfrutarem mais deles.
Como vêem então os adeptos as competições desportivas? Os dispositivos móveis tornaram-se inevitáveis, embora os adeptos ainda prefiram maioritariamente assistir aos jogos na televisão, sugerindo que os dispositivos inteligentes oferecem uma opção adicional para consumir eventos desportivos, em movimento ou no modo “multi-screen”.
Em 2019, os smartphones eram uma opção preferida por apenas 40% dos adeptos para assistirem a eventos desportivos. Agora, esta percentagem subiu para 70% (especialmente 78% da Geração Z e 74% da Geração Y).
As plataformas de streaming e as redes sociais também registaram um crescimento significativo: em 2019, apenas 39% dos adeptos referiu as plataformas de streaming como uma opção preferida para assistir a eventos desportivos. Este número quase duplicou e actualmente já são 75%. Quanto às redes sociais, este número saltou dos 44% de 2019 para os 64% actualmente. Este crescimento foi particularmente impulsionado pelas gerações mais jovens.
Além da crescente importância da tecnologia no desporto nos últimos anos, os adeptos estão cada vez mais interessados no desporto feminino e estão preocupados com as questões de impacto ambiental.
Dois terços querem ver mais competições femininas nas modalidades desportivas que seguem e gostariam também de ver as atletas femininas a terem as mesmas oportunidades e recursos que os seus homólogos masculinos.
O estudo revela também um aumento significativo de espectadores que escolhem assistir a jogos masculinos e femininos em modalidades desportivas como o basquete (+34%), o beisebol (+20%) e o futebol americano (+28%), em comparação com 2019.
Mas, independentemente dos países e dos grupos etários, 67% dos adeptos estão desapontados com o facto de as equipas e dos jogadores que seguem não darem importância suficiente à protecção do ambiente.