Adeptos juntam-se para criar vinho que celebra o Sporting campeão
1906 é a data de fundação do Sporting Clube de Portugal e é também o número de garrafas que existem de Glória, vinho criado por um grupo de adeptos para assinalar a vitória do clube de Alvalade no Campeonato de Futebol. Trata-se de uma edição limitada de um vinho alentejano que celebra “todos os audazes que acreditam e com bravura lutam eternamente até alcançar glória”.
Glória 1906 começou a ser pensado quando cinco amigos sportinguistas perceberam que o título poderia ser possível, 19 anos depois da última conquista. Juntaram, então, as suas valências profissionais para criar um produto que materializasse os valores do Sporting, nomeadamente esforço, dedicação e devoção.
«Esta garrafa é para todos nós, sportinguistas, que nos orgulhamos, vivemos e sentimos como ninguém o Sporting Clube de Portugal», explica Rui Pinto, co-criador do projecto Glória 1906, juntamente com Rafael Baptista, Luís Margaça, Carlos Figueiredo e Luís Pedro Duarte.
Produzido pela Sociedade Agrícola de Pias, Glória 1906 resulta de um estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, dando origem a aromas a frutos vermelhos maduros, com um toque de esteva, especiaria fina e baunilha. A cor, por seu turno, é ruby brilhante, ao passo que o palato conta com uma acidez moderada e tanino sedoso, fruto das castas Aragonez, Castelão e Syrah.
A garrafa chega numa caixa onde se destaca o perfil de um leão, símbolo do Sporting CP. Além disso, o ano de fundação do clube surge estampado a ouro na face e gravado em baixo relevo na base. Segundo é explicado em comunicado, cada caixa é numerada à mão e, no interior, é possível encontrar gravado o tributo aos campeões de futebol.
Quem quiser reservar uma das 1906 unidades pode fazê-lo através do site do projecto. O último exemplar será leiloado e o valor conquistado reverterá a favor da Fundação Sporting.
«Glória 1906 está à altura da ocasião, mas tem garra para aguentar até ao campeonato seguinte», garante Luís Margaça, produtor do vinho. «Muito mais que um vinho, Glória 1906 é a materialização da crença e do orgulho leonino numa peça única para a posteridade», acrescenta.