Adeptos invisuais podem ouvir relato pormenorizado dos jogos da Final Four
A Fundação do Futebol – Liga Portugal assegura um serviço de audiodescrição aos adeptos invisuais que estão nas bancadas de Leiria para viver as emoções da Final Four da Allianz CUP e que pode também ser acedido online.
Na meia-final do campeonato, que juntou na passada terça-feira o SC braga e o Sporting CP em campo, Nuno Gomes e Helena Costa, vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, respectivamente, acompanharam a experiência de adeptos invisuais, sócios da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.
Ambos puderam colocar-se na pele de quem só vive o jogo através de um relato descritivo do que se passa no relvado: de olhos vendados, apenas com a audiodescrição que lhes chegava através do rádio. Após a primeira parte, Helena Costa deixou as principais impressões desta experiência.
Destacou o «relato muito mais pormenorizado» e um comentário marcante do companheiro de bancada, invisual, para quem «a descrição inicial das cores foi extraordinária». «Era bom que isto acontecesse em todos os estádios. O futebol seria, realmente, para todos.»
Nuno Gomes, por sua vez, deixou os «parabéns à Liga por esta iniciativa que proporcionou um dia diferente» a estes adeptos. «O que me cativou foi esse relato que nos transporta para a realidade do jogo, a emoção», conta, animado pela satisfação que lhe foi transmitida por quem só tem a audiodescrição para viver o futebol e lhe garantiu que «é muito melhor este tipo de relato».
Todos os invisuais com bilhete para a Final Four da Allianz terão um rádio oferecido pela Fundação do Futebol para acompanharem a audiodescrição, na frequência 89.8.