Adega Mayor: 15 anos a enaltecer o vinho alentejano

Corria o ano de 2007 quando a Adega Mayor deu os seus primeiros passos. Nascida no seio do Grupo Nabeiro, apresenta-se como um projecto vitivinícola em que a arte do vinho se cruza com a de Siza Vieira. «Orientada por valores de qualidade, inovação e proximidade, a Adega Mayor é uma marca orgulhosamente alentejana com os olhos postos no mundo», resume a CEO Rita Nabeiro.

Com vinhas na Herdade das Argamassas, a Adega Mayor tem apostado, desde o primeiro momento, na qualidade dos seus vinhos, mas também dos seus azeites, levando a diversas distinções nacionais e internacionais. Junta-se ainda o investimento nas experiências, que fazem com que seja uma referência no enoturismo em Portugal: «Encontramos no enoturismo a melhor forma de abrir as nossas portas e acolher todos os que nos queiram conhecer de perto e ver como sonhamos os vinhos. A nossa oferta de enoturismo pretende dar a oportunidade a todos os visitantes de viver a cultura alentejana, conhecer os segredos e técnicas da vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho.»

São 15 anos de «passos firmes de crescimento», sublinha Rita Nabeiro. Crescimento que se sente no canal Horeca, no aumento da sua expressão no retalho e nas plataformas digitais (lojas online e redes sociais), mas sem nunca perder a essência da marca – que se pauta pela relação de proximidade com clientes, parceiros e visitantes.

Para todos os sucessos conquistados contribuem as características únicas do terroir da Adega Mayor, que conferem uma identidade vincada a todas as referências da marca. Os solos graníticos e a proximidade à Serra de São Mamede garantem aos vinhos uma mineralidade e frescura, atípica nos vinhos alentejanos. Além disso, mantendo a complexidade do terroir da região, mas com a leveza de um solo com características peculiares, a Adega Mayor aponta a castas tradicionais portuguesas como Touriga Nacional, Trincadeira, Antão Vaz, Arinto ou Verdelho, ao mesmo tempo que explora castas internacionais que, trabalhadas em clima e solo alentejano, ganham um perfil distinto. Syrah, Alicante Bouschet, Chardonnay e Petit Verdot são exemplos de castas internacionais que, pela sua excelente adaptação à região, dão origem a casos interessantes no trabalho enológico desenvolvido.

No total, são actualmente mais de 20 as referências que integram o portefólio da Adega Mayor e, em todas elas, há algumas características partilhadas: frescura, estrutura e elegância. Numa análise mais detalhada, será possível, porém, identificar elementos diferenciadores, que confirmam a versatilidade e diversidade das gamas da insígnia. Dos vinhos mais frescos, leves e frutados, aos mais complexos e estruturados, não faltam opções:

Caiado: abre os sentidos à imaginação

A gama Adega Mayor Caiado, disponível em Tinto, Branco e Rosé, é a essência do Alentejo à mesa. Leve, aromático e envolvente, é feito para desfrutar à sombra dos dias e na luz das noites. Com as cores que brotam da terra, este é o vinho para pincelar momentos e beber com o coração.

Dizeres: abre os sentidos à interpretação

Jovem, simples e divertido: assim são descritos os Dizeres. Vinhos que abrem os sentidos à interpretação por trazerem os dizeres de Campo Maior para as bocas do mundo (e para os rótulos desta linha). Em Tinto, Branco e Rosé, traz boas histórias para cima da mesa.

AM Reserva: abre os sentidos aos instantes

A gama Adega Mayor Reserva Tinto e Reserva Branco retratam a leveza da planície e a riqueza das histórias que por lá se vivem. Uma homenagem à fotografia como expressão artística, esta gama é para quem procura um vinho para apreciar com tempo.

Monocasta: abre os sentidos à melodia

Se há instrumentos que devem ser ouvidos a solo, também há castas que merecem ser provadas na sua singularidade. A gama dos vinhos monocasta Adega Mayor atribui um instrumento a cada casta trabalhada de forma individual: AM Touriga Nacional, AM Verdelho, AM Pinot Noir, AM Viognier, AM Trincadeira, AM Alfrocheiro, AM Sangiovese, AM Viosinho, AM Gouveio, entre outros.

Trabalhada de forma superlativa, a Adega Mayor lançou também em 2020 uma linha adicional de vinhos Monocasta, designada Maestro. Já foram lançadas três referências: Maestro Galego Dourado, Maestro Petit Verdot e Maestro Chardonnay.

Reserva do Comendador: abre os sentidos às palavras

A gama Adega Mayor Reserva do Comendador representa uma homenagem distinta ao Comendador Rui Nabeiro, ao seu trabalho e história de vida. Todas as palavras são poucas para descrever este vinho que, sempre que se abre, inicia uma boa conversa. Disponível em Tinto e Branco.

Grande Reserva Pai Chão: abre os sentidos às palavras

O Adega Mayor Grande Reserva Pai Chão Tinto é um vinho que só acontece em anos de excepção, quando a natureza e o homem se encontram. Um vinho nobre, elegante e envolvente para desfrutar com tempo da primeira à última gota.

Vinho Espumante: abre os sentidos aos detalhes

A gama Adega Mayor Espumante destaca os pormenores que se encontram à mesa. Na união ondulante das planícies alentejanas, um vinho que dança com os seus elementos e acompanha pratos exuberantes e sobremesas indulgentes.

 

Em 2022, ano de celebração do 15.º aniversário, a Adega Mayor apresentará ainda novas colheitas destes vinhos, bem como novidades como o Adega Mayor Moscatel Galego Roxo, o Adega Mayor Esquissos Palheto – que integra a gama Esquissos Adega Mayor (trabalhos enológicos experimentais de edição limitada) – e o Adega Mayor Merlot. Esta oferta vínica é complementada com uma selecção de azeites e vinagres, produtos que têm registado um crescimento representativo no sector. Nos últimos anos, a Adega Mayor diversificou a gama de azeite, passando a incluir o Azeite Virgem Extra Flor de sal & louro, que promete ser o tempero perfeito para saladas, molhos e pratos não cozinhados.

O REGRESSO

Segundo Rita Nabeiro, «2022 é ano de retoma. Retoma da proximidade que sempre tivemos com clientes e consumidores». Além das novas referências, que permitem consolidar a aposta na inovação, a Adega Mayor está a regressar aos eventos presenciais, com o propósito de comemorar os seus 15 anos de história, mas também às feiras nacionais e internacionais. Trata-se, de acordo com a CEO, de uma componente muito importante na forma da marca estar no mercado. «Esperamos, tal como se verificou no ano passado, que 2022 supere todas as nossas expectativas », acrescenta.

Em 2021, o volume de negócios da Adega Mayor traduziu-se em 5,6 milhões de euros em vendas. Para este ano, antecipam superar os seis milhões de euros, sendo que os canais Horeca e Retalho (grandes superfícies) continuam a ser os principais canais de venda. Adicionalmente, de forma a acompanhar o crescente interesse dos consumidores pela loja online, estão a ser desenvolvidas ofertas específicas para este canal no site da marca. Nos últimos anos, e em especial em período pandémico, a loja online registou um crescimento de 669%.

Rita Nabeiro adianta que a marca tem conquistado a atenção dos consumidores aquém e além-fronteiras, verificando-se um reforço gradual da presença da Adega Mayor em mercados como Espanha, França, Angola, Brasil e Suíça, entre outros. «A pandemia colocou-nos a todos à prova, mas 2021 acabou por se revelar o melhor ano de sempre da Adega Mayor. Crescemos 10% face ao ano anterior e ficámos acima dos objectivos a que nos tínhamos proposto, caminho que estamos a percorrer em 2022. A incerteza gerada pela guerra na Ucrânia coloca-nos desafios adicionais, mas a Adega Mayor está preparada para regressar aos investimentos, seja ao nível do suporte, na área agrícola, à conversão para a produção em modo biológico e em infra-estruturas para melhorar as condições de trabalho.»

No que à sustentabilidade diz respeito, a Adega Mayor foi distinguida, recentemente, com a certificação de produção sustentável pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA). Segundo Rita Nabeiro, a preocupação com o ambiente está enraizada na matriz da marca, na gestão de recursos ambientais com que trabalha, mas não só: «Na Adega Mayor é valorizada a continuidade de um negócio responsável, pelo que, estando consciente dos impactos ambientais, sociais e económicos da nossa actividade, assumimos um compromisso claro de contribuir para o desenvolvimento sustentável do negócio.»

Isso significa poupar recursos naturais, mas também apostar na economia circular, regenerar a biodiversidade que envolve a Adega, reduzir encargos financeiros e apoiar a comunidade local para que o presente seja garantia de futuro. «É olhar para uma marca como elemento transformador da comunidade onde se insere – dos solos que cultiva aos recursos que utiliza, passando pelo apoio das famílias que a trabalham, à visão de negócio que tem de ser cada vez mais ágil e eficiente», esclarece.

A APOSTA NA COSMÉTICA

Actualmente, Adega Mayor é também sinónimo de cosmética, na sequência de uma parceria com a Âmbar, que acabou por dar origem à marca OR. «Surge de uma forma muito natural, no sentido de desafiar a Adega Mayor a ir mais além do seu negócio principal», conta Rita Nabeiro. Ao mesmo tempo, esta aposta permite reforçar a inovação e o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Como? Através do reaproveitamento do desperdício gerado pela actividade vitivinícola, ao utilizar a grainha de uva, que seria desperdiçada, em óleo na base de cremes de mãos e de corpo.

«Cada vez mais, as marcas têm de apostar em estratégias de inovação, que passem pela diversidade da sua oferta, aliada à estratégia de sustentabilidade. Dada a boa aceitação dos produtos OR, a ideia é diversificar a gama e entregar produtos cada vez mais diferenciadores.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Vinhos, Azeites e Vinagres”, publicado na edição de Julho (n.º 312) da Marketeer.

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