Ad unblocking: publicidade in-game transcende barreiras

Por Pedro Sousa, Country Manager Adsmovil Portugal

A publicidade online, em todas as suas formas, tornou-se omnipresente nas nossas vidas digitais e o debate sobre o impacto na experiência do utilizador tem-se intensificado.

Sites sobrecarregados de banners e pop-ups intrusivos desencadearam uma resposta defensiva por parte dos utilizadores que conduziu ao aumento das tecnologias de bloqueio de anúncios, conhecidas como estratégias de “ad blocking”, ou opções de personalização, como o “ad choices”.

Nesta resposta direita do consumidor, que parece intransponível, para moldar a sua experiência digital e fazer frente à saturação publicitária, a publicidade in-game surge como uma excepção que transcende barreiras e redefine as interacções dos utilizadores com os anúncios.

A integração de anúncios em jogos permite que a publicidade seja parte integrante da experiência, em vez de um elemento externo e intrusivo. Ao invés de interromper a experiência do jogador, os anúncios podem ser colocados de forma nativa, em painéis publicitários no campo virtual ou em produtos de marcas reais usados pelos personagens, ou até através do uso destes anúncios para recompensas directas no jogo.

Para além de menos intrusivo, o potencial de engagement das marcas com o público no contexto do mobile gaming é reforçado pela actual democratização dos smartphones e a possibilidade de acesso aos mesmos em qualquer momento do dia, amplificado pelo facto de os jogos de telemóveis representarem um momento de descontração onde os utilizadores estão mais receptivos e atentos.

Um recente estudo da Adsmovil revelou, inclusive, que, para os mobile gamers europeus, os anúncios em televisão são considerados menos eficazes em termos de retenção do que os anúncios em smartphones e estes têm 148% de maior probabilidade de conhecer novas marcas através de anúncios in-app. Estes dados sublinham que a publicidade em aplicações, especialmente em jogos móveis, tem demonstrado ser altamente influente no aumento do reconhecimento da marca, atingindo um público envolvido e sublinhando a importância de uma estratégia de publicidade bem orientada para maximizar a eficácia da comunicação.

Com o crescimento contínuo da indústria de jogos, também o consumo de entretenimento transversal, abrangendo públicos de todas as idades, desde crianças e adolescentes, adultos e seniores, oferece maiores possibilidades de segmentação num mercado pós-cookies. As marcas têm a oportunidade de comunicar tanto para o mass market como para segmentos específicos, ajustando a comunicação consoante critérios demográficos ou interesses.

Os dados reflectem que o mobile gaming oferece um contexto privilegiado para as marcas e a publicidade in-game é uma abordagem inquestionavelmente capaz de contornar uma cultura cada vez mais adversa à sobrecarregada de anúncios, podendo redefinir a forma como os consumidores interagem com a publicidade.

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