ACEPI apresenta novas medidas para digitalizar comércio local no pós-pandemia

Academia de Comércio Digital, campanha especial de adesão ao selo Confio.pt, webinars semanais e linha telefónica gratuita de apoio ao comércio e serviços (800 100 236) são apenas algumas das medidas preparadas pela ACEPI – Associação da Economia Digital em conjunto com a Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal (CCP) para ajudar os negócios nacionais na fase pós-COVID-19. As iniciativas apresentadas hoje visam apoiar o comércio local, particularmente afectado pela pandemia, através de uma abordagem digital.

«Com a pandemia da COVID-19, muitos pequenos comerciantes perceberam que têm de ter uma presença online e a ACEPI quer apoiá-los nesta jornada. A forma de o fazermos foi desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a fase pós-Covid, no âmbito do Programa do Comércio Digital, que já tínhamos em curso», explica Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI.

Destinadas a pequenos empresários locais do sector do comércio e serviços, as novas medidas apresentam-se como «um relevante conjunto de ferramentas digitais, de acesso gratuito, que lhes permitirão iniciar as suas jornadas de transformação digital de forma prática, simples, rápida e eficiente, relançando os seus negócios no contexto do comércio online». O mesmo responsável sublinha ainda que a ACEPI está fortemente empenhada em apoiar o progresso da economia portuguesa e que estas iniciativas representam um importante contributo nesse sentido.

Conheça, uma a uma, as sete iniciativas preparadas pela ACEPI e pela CCP:

Novo website

O site ComercioDigital.pt foi reformulado de modo a responder às novas necessidades e perguntas dos comerciantes que querem iniciar o seu negócio online ou/e evoluir para uma presença mais sofisticada. Mudaram os menus/secções e passa a existir informação sobre como Obter Ajuda, Como Fazer, Como Estar Informado e, ainda, um Directório;

Academia Comércio Digital

A Academia do Comércio Digital é uma plataforma online que disponibiliza conteúdos formativos e ferramentas de capacitação para a economia digital. Segundo a ACEPI e a CCP, o objectivo é apoiar os empresários do comércio e serviços na digitalização dos seus negócios, para que conquistem novos clientes e possam expandir-se para novos mercados.

São disponibilizadas lições em vídeo e outras ferramentas de apoio, nomeadamente apresentações, estudos e questionários. As lições focam-se nas sete principais vertentes a ter em conta na criação de um negócio online: Diagnóstico e Plano de Comércio Digital, Registo do Domínio e Contas de Email, Criação do Website, Marketing Digital – Redes Sociais, Marketing Digital – Anúncios Digitais, Plataformas Agregadoras de Venda Online e Loja Online;

Campanha especial de adesão ao selo Confio.pt

O selo Confio.pt é um certificado atribuído aos websites que cumpram as melhores práticas do mercado digital. Para os consumidores, funciona como uma garantia relativamente à aquisição de produtos e serviços via comércio electrónico e à utilização da internet em geral.

Para que seja atribuído, é necessário cumprir um Código de Conduta  e um  Regulamento. Depende ainda de um processo de auditoria exigente, independente, objectivo, transparente e íntegro.

Para facilitar a adopção do selo, foi criada uma campanha especial para as empresas que se candidatem até ao final de Setembro deste ano: isenção do pagamento da taxa de submissão da candidatura; isenção do pagamento da concessão anual do selo até 31 de Dezembro de 2020; simplificação do processo de atribuição do selo Confio.PT, permitindo a sua atribuição, à priori (i.e. com uma verificação prévia simplificada da conformidade do website), com o compromisso da empresa em corrigir, no prazo de 30 dias, as não conformidades que possam ser encontradas pelas auditorias que venham a ser realizadas após atribuição do selo.

Podem candidatar-se todos os sites, com excepção de páginas web e de e-commerce dedicadas a serviços financeiros transaccionais, jogos de fortuna ou azar, serviços de cuidados de saúde e venda de medicamentos ou websites relativos à construção, reconstrução substancial, compra e venda ou a outros direitos respeitantes a imóveis (excepto o arrendamento);

Voucher 3em1

O parceiro .PT vai oferecer vouchers dirigidos a microempresas e PMEs portuguesas das áreas do comércio e serviços, que devem ser usados para registo de um domínio .pt gratuito pelo período dum ano. Esta oferta inclui também acesso a caixas de email e a ferramentas de construção e alojamento de websites;

Webinars semanais

Para divulgar informações importantes e esclarecer dúvidas sobre os principais temas, tendências e boas práticas para negócios na internet nesta fase pós-Covid, vão ser realizadas sessões, workshops e seminários online. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas no site do Programa Comércio Digital;

Nova linha telefónica gratuita de apoio nacional ao comércio digital

A ACEPI criou uma linha nacional telefónica gratuita de apoio aos comerciantes que precisem de ajuda para começarem a usar as ferramentas digitais nos seus negócios (800 100 236);

Campanha publicitária

Por fim, a ACEPI revela que irá investir num reforço das acções de comunicação e divulgação do Programa Comércio Digital nos media, incluindo um mix de televisão, rádio, imprensa e digital. A aposta vai para uma comunicação directa, simples e eficaz, que privilegia os formatos de vídeo.

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