Accionistas pressionam Amazon a divulgar problema com o plástico
Até ao final do ano, os accionistas da Amazon esperam ter acesso a números concretos sobre o impacto ambiental da actividade da empresa no que ao plástico diz respeito. Segundo avança o The Verge, há diferentes estimativas em cima da mesa e urge esclarecer em que ponto está o problema do plástico na empresa.
Um grupo de accionistas submeteu, por isso, uma proposta em que é solicitado que a Amazon divulgue a sua pegada de plástico de modo a perceber a dimensão da poluição provocada. Os números oficiais poderão prejudicar a reputação da gigante de comércio electrónico ou resultar em multas por parte dos reguladores, por exemplo.
O relatório pedido pelos accionistas – e que deverá ser entregue até Dezembro – assenta em dois eixos: qual é a quantidade de plástico associada à operação da Amazon e quais são as políticas implementadas para reduzir a utilização deste material nas embalagens enviadas aos clientes.
Segundo o The Verge, o grupo de accionistas a exercer pressão é liderado pelo movimento activista As You Sow, que já submeteu pedidos semelhantes junto de pelo menos outras nove empresas só este ano – desde a cadeia de restauração McDonald’s aos retalhistas Walmart e Target.