Accenture: ligar Portugal ao futuro

Há 25 anos a Accenture iniciou o seu percurso em Portugal, com o compromisso de melhorar a forma como as pessoas vivem e trabalham. Para celebrar o primeiro quarto de século de operações no mercado português, a Direcção de Marketing da empresa teve como desafio desenvolver uma campanha integrada de comunicação dirigida a todos aqueles que de alguma forma contribuíram e contribuem para a história de sucesso no nosso País.

Com o objectivo de reforçar a reputação da marca e a diferenciação no mercado, a campanha teve como ponto de partida o claim “25 anos a ligar Portugal ao futuro”, suportado por uma imagem da ponte Vasco da Gama, em Lisboa. Esta analogia procurou fortalecer alguns conceitos-chave associados à ligação entre a empresa, o País e os clientes, além de reforçar valores como a inovação, alto desempenho e excelência que a Accenture coloca em todos os projectos que entrega. «2015 foi acima de tudo um ano de agradecimento aos milhares de colaboradores, clientes, parceiros e instituições que ajudaram a Accenture nos últimos 25 anos a tornar-se a marca de referência que é hoje no mercado português», refere Rui Sales Rodrigues, director de Marketing da Accenture em Portugal.

Sendo as pessoas o seu principal activo e embaixadores da marca no mercado, foram várias as iniciativas dedicadas a este público-alvo. Pierre Nanterme, chairman & CEO da Accenture, foi o primeiro a felicitar os colaboradores em Portugal, com o envio de uma mensagem de vídeo personalizada. Foram inúmeros os momentos de celebração, nos escritórios e nos vários eventos e iniciativas que tiveram lugar durante 2015, com destaque para o Summer Event, a Festa de Natal e a Quinzena do Bem-Estar, uma iniciativa que visa reforçar o bem-estar e promover um estilo de vida saudável dos seus colaboradores.

«Esta campanha interna anual da Accenture consiste num programa inovador de RH composto por mais de 40 actividades e experiências singulares no local de trabalho, que se estendem aos mais de 1300 colaboradores», recorda Rui Sales Rodrigues.

Durante 25 semanas, a área de comunicação interna destacava ainda um momento importante na história da Accenture, alicerçado por um acontecimento nacional ou internacional de relevo, uma campanha que teve forte impacto e feedback interno, pelo que foi alargada às redes sociais. Como suporte à campanha interna e externa, foram desenvolvidos materiais offline e online marcados pelo selo especial de 25 anos, incluindo uma vasta campanha de produção de vídeos que impactaram mais de 150 mil pessoas nos canais de social media locais. Igualmente incluído na estratégia de marketing digital da campanha, foi desenvolvida uma série de landing pages, microsites e apps, não só de suporte aos mais de 15 eventos internos e externos, mas também de promoção da própria efeméride, procurando impactar o máximo de targets possíveis nas mais diversas áreas.

De igual modo, foram registados em vídeo os testemunhos de mais de duas dezenas de stakeholders acerca do que caracteriza e diferencia a Accenture no mercado, incluindo alguns dos principais CEOs e presidentes das maiores organizações em Portugal. «Inovação, excelência, conhecimento, profissionalismo, valores e confiança foram apenas alguns dos adjectivos utilizados para descrever a Accenture, palavras essas que nos enchem a todos de orgulho e satisfação», reforça o responsável de Marketing.

A Accenture dá grande importância às pessoas e ao seu talento. Neste sentido, procura manter também uma relação muito próxima com os quase 4000 profissionais que já passaram pela empresa nestas duas décadas e meia, muitos deles a ocuparem hoje posições de destaque nas principais organizações do País. Foi assim desenvolvido um plano de comunicação específico para a comunidade de antigos colaboradores, com várias componentes e convites para iniciativas, culminando num evento que reuniu mais de 300 Alumni no recinto da Volvo Ocean Race, que passou por Lisboa no ano passado.

Como empresa socialmente responsável e comprometida com a sustentabilidade, a Accenture não esqueceu as comunidades em que se insere, tendo realizado uma agregadora mini-maratona solidária, que promoveu a prática desportiva e um estilo de vida saudável entre os participantes, incluindo clientes, colaboradores, parceiros e candidatos. No final houve prémios a reverter a favor de Instituições à escolha dos atletas que terminaram nos primeiros lugares. Os vencedores da corrida, que contou com cerca de 1000 participantes, elegeram a Associação Salvador, a Apoiar, a Operação Nariz Vermelho e a Apoio à Vida. As comemorações do 25.º aniversário culminaram num jantar de gala no Palácio Nacional da Ajuda, em Dezembro. Foi um evento exclusivo de celebração, que teve a presença de cerca de 200 CEOs e presidentes das principais organizações a operar em Portugal. A iniciativa foi marcada pela presença de Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, enquanto keynote speaker, e da fadista Ana Moura, que brindou os presentes com um concerto.

Com os olhos no futuro, a empresa está a reinventar-se através das suas cinco áreas de negócio (Estratégia, Consultoria, Digital, Tecnologia e Operações), de forma a liderar a jornada de transformação digital das organizações. Uma Nova Accenture, mais criativa, ágil e disruptiva, não só na oferta aos clientes mas também nos processos de captação de talento e avaliação de desempenho.

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