Accenture e Efma abrem inscrições para Prémio de Inovação em Seguros
Seguradoras e insurtechs que estão a transformar o sector são os principais alvos da 7.ª edição do Prémio Anual de Inovação em Seguros, cujas inscrições já se encontram abertas. Promovida pela Accenture em parceria com a Efma, esta competição global visa celebrar as inovações que mais se destacaram.
«A inovação nos seguros foi drasticamente moldada por mudanças nas preferências e necessidades dos clientes nos últimos anos», afirma Jean-Marc Pailhol, presidente da Efma, lembrando que estas foram aceleradas pela pandemia.
De acordo com o mesmo responsável, citado em comunicado, está na altura de capitalizar essas mudanças, tirando partido da tecnologia. «Faz sentido que as seguradoras adoptem a colaboração, co-criação e plataformas digitais, tanto dentro do seu mercado como externamente. Esperamos por mais um ano de sucessos neste projecto que temos com a Accenture», acrescenta.
Por seu turno, Silvia Milián, managing director da indústria de seguros da Accenture e responsável pelo prémio, sublinha como esta iniciativa tem registado um aumento no número de inscrições ao longo dos últimos anos, destacando a importância da inovação na construção de resiliência. «Incentivamos as seguradoras e insurtechs de todo o mundo a enviarem as suas ideias e melhores práticas para ajudar a transformar ainda mais as organizações e a indústria, ao mesmo tempo que criam valor para os clientes e para o ecossistema mais amplo», afirma Silvia Milián.
As inscrições serão avaliadas com base em três critérios: originalidade; capacidade estratégica de gerar vantagem competitiva de longo prazo e retorno do investimento e, ainda, adaptabilidade da prática para uso noutros mercados e países. Os vencedores serão seleccionados com base num painel de jurados e de uma votação online, sendo que o anúncio está marcado para 15 de Junho.
No ano passado, o Prémio Anual de Inovação em Seguros recebeu 460 inscrições de 289 instituições em 55 países, incluindo sete em Portugal.