Academia Portuguesa de Cinema celebra 10 anos com o Alto Patrocínio do Presidente da República
8 de Julho de 2021 é o dia em que a Academia Portuguesa de Cinema celebra o seu 10.º aniversário, marco que é assinalado com a chancela do Alto Patrocínio do Presidente da República. «Esta distinção representa o reconhecimento de uma década de trabalho árduo, inteiramente dedicada à missão de aproximar o cinema português dos portugueses e do mundo», afirma Paulo Trancoso, presidente da Academia.
Os 10 anos são também comemorados através de um cartaz especial, assinado por Henrique Cayatte, que dá conta precisamente do caminho percorrido até aqui e do reconhecimento por parte do Presidência da República.
Actualmente, a Academia Portuguesa de Cinema reúne cerca de mil membros do sector do cinema. O objectivo deste organismo é premiar e promover os cineastas portugueses, seja através dos Prémios Sophia ou do Prémio Bárbara Virgínia, Prémios NICO e Sophia Estudante.
A Academia Portuguesa de Cinema é também responsável pela representação de Portugal em competições internacionais como os Óscares, Goya, Platino ou Ariel. Além disso, integra a rede de academias europeias EFA e de academias ibero-americanas FIACINE.