Academia de Influenciadores: «Marcas e agências têm muito a ganhar com a profissionalização»

Academia de Influenciadores. Podia ser uma escola secreta de um filme de super-heróis, mas é um projecto bem real que está a nascer em Portugal para dar resposta à evolução do marketing de influência e à profissionalização desta área de comunicação.

«A Academia de Influenciadores é a primeira escola 100% portuguesa, leccionada em português e focada na profissionalização dos influenciadores e criadores de conteúdo, onde partilhamos a visão real do mercado, as suas valências e necessidades», explica o fundador Bruno Salomão – que é também country manager da agência SocialPubli,

O plano é partilhar a visão de pessoas já com alguma experiência neste panorama, dando a conhecer as suas perspectivas e testemunhos. Além disso, há uma componente prática que envolve vídeo, fotografia e escrita criativa, por exemplo.

«As nossas formações envolvem também o contacto com o mercado, ou seja, contamos também com formadores com enorme experiência, quer em marcas, quer em agências, e que irão partilhar todo o seu conhecimento e experiência», garante Bruno Salomão, em entrevista à Marketeer. Os cursos arrancam em Setembro, estando neste momento abertas as inscrições para três formações distintas, mas sempre com aulas 100% online.

A quem se dirige a Academia de Influenciadores? Há requisitos para entrar?

A Academia de Influenciadores é para todos os que querem optimizar a sua presença digital e têm como objectivo perceber como e, de que forma, podem melhorar o seu posicionamento e a sua mensagem nas redes sociais. Vamos dar a oportunidade a influenciadores que já estão presentes no mercado de melhorarem as suas métricas e chegarem às marcas e a pessoas com as quais sempre tiveram o desejo de trabalhar no digital. Não existe qualquer tipo de requisito, apenas vontade de aprender e ser um curioso nato!

Como é que surgiu a ideia? Qual foi a principal motivação?

A verdade é que a ideia de abrir uma Academia de Influenciadores já tem vários anos. Baseado na ligação que tenho a este mercado, percebi, ao longo dos anos, que as marcas e agências estavam a profissionalizar muito a sua visão e conhecimento nesta área. Eu próprio dou aulas e formações em diversas entidades que ajudam marcas e agências a perceber mais sobre o Marketing de Influência. Além disso, realizei centenas de campanhas e estratégias para várias marcas nos últimos quatro anos.

Com tudo isso, percebi que existia um pilar fundamental que não tinha ninguém ou nada que lhes ajudasse nesta profissionalização: os influenciadores e criadores de conteúdo.

O Marketing de Influência como era definido e implementado nas marcas e agências há cinco anos não é o mesmo que é realizado agora. Nem será o mesmo daqui a outros cinco. É um “mercado” que tem evoluído imenso e é importante acompanhar as tendências, as ideias e os comportamentos que são exigidos nos dias de hoje aos influenciadores.

Por outro lado, foram diversos os pedidos de influenciadores e criadores de conteúdo que recebi ao longo dos anos. Questões como: “Como posso criar uma estratégia sólida?”, “Como posso aumentar o meu engagement rate?” ou “Como posso fazer uma linha editorial para diferentes redes sociais?”,foram algumas das várias dúvidas que surgiam dos influenciadores e criadores de conteúdo com quem trabalhava. Inclusive, perguntavam muitas vezes se não tínhamos formação geral de criação de conteúdo e influenciadores.

A Academia de Influenciadores (ADI) surge exactamente para combater esta lacuna e ajudar os influenciadores a ser melhores profissionais na área do Marketing de Influência.

Quais são as formações disponibilizadas?

Na Academia de Influenciadores vamos disponibilizar dois tipos de formações: Masterclass e Formações Especializadas.

A Masterclass é uma formação end-2-end sobre o universo dos influenciadores e criação de conteúdo. Abordamos desde a história das redes sociais à criação de estratégia, passando pelo conteúdo, até ao módulo de Reports & Métricas.

As Formações Especializadas são formações mais curtas mas com uma grande intensidade de conhecimento. De arranque teremos as formações especializadas de Fotografia e Vídeo, leccionadas por especialistas nestas duas áreas com um extenso know-how no mercado.

Em breve, outras formações serão lançadas, bem como eventos e acções que irão oferecer ao mercado português um hub de conhecimento e partilha de experiências sobre Marketing de Influência. Temos um roadmap bastante intenso e convido todos a acompanharem a Academia nos próximos meses.

Como é composto o corpo docente?

O corpo docente é o nosso maior activo. Tivemos um cuidado extremo na selecção do mesmo e estamos muito contentes com a equipa que formámos. Temos a visão de especialistas em criação de conteúdo e influenciadores, com um forte background em colaboração com marcas e envolvidos em grandes projectos, bem como a visão de agência e marca com formadores que se destacam nas suas áreas de actividade.

Somos diferenciadores no sentido em que complementamos várias perspectivas acerca do mercado do Marketing de Influência nas nossas formações: a visão da agência, da marca, dos especialistas e dos influenciadores e criadores de conteúdos.

Já têm alunos inscritos? Como está a ser a procura?

A Academia de Influenciadores foi lançada no início deste mês. Estamos a dar os primeiros passos, mas a verdade é que já estamos a sentir um grande interesse e a procura está dentro da nossa expectativa, que, confesso, era bastante elevada.

Como descrevem as pessoas que estão interessadas na academia?

Qualquer pessoa pode estar interessada na Academia. Qualquer pessoa que olhe para si como alguém que tem uma mensagem a passar e que quer usar as redes sociais como veículo é um potencial formando da Academia. Seja qual for o tema, área ou mensagem, as formações da Academia de Influenciadores irão potenciar o conhecimento de qualquer formando e garantir que o seu crescimento a nível digital é notório.

Quais são as mais-valias da profissionalização dos influenciadores?

É quase impossível enumerar, visto que são às dezenas! Do lado do influenciador e criador de conteúdo, eles percebem que o mercado, cada vez mais, é exigente e que ser influenciador hoje é diferente de ser influenciador há cinco anos. Percebem e querem saber mais, ter um conhecimento mais aprofundado, mais técnico e sabem que aquele que for melhor profissional será aquele que estará mais perto do êxito e do sucesso. Aquele que tiver maior conhecimento e seguir as melhores práticas irá destacar-se daqueles que não sabem qual o verdadeiro caminho…

As marcas também têm a ganhar com essa mudança?

Claramente, as marcas e agências têm muito a ganhar. Qualquer player do mercado sabe que falta profissionalização. Desde hard skills até soft skills, é algo que é fundamental para uma boa relação entre influenciador/criador de conteúdo e as marcas e agências. É bastante claro o valor que a Academia pode trazer ao mercado. Uma visão séria, profissional e com forte experiência na área do Marketing de Influência. Acredito que iremos ajudar todas as marcas, agências, influenciadores e criadores de conteúdo.

Texto de Filipa Almeida

 

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