Acabe já com o telefone fixo em sua casa. Saiba por quê

Se há 20 anos o telefone fixo era um elemento indispensável em todos os lares, o aparecimento dos telemóveis eliminou completamente a necessidade de ter um, uma vez que se quisermos telefonar a alguém, ligamos diretamente para o seu número pessoal. Por esta razão, a maioria das pessoas já se livrou do telefone fixo, embora ainda haja um sector da população que não o fez, nomeadamente os idosos.

As pessoas mais velhas são mais relutantes em adotar novas tecnologias, principalmente porque não as compreendem, e por isso, sempre que podem, mantêm-se fiéis ao que já conhecem.

Embora muitos idosos tenham algum tipo de telemóvel, em casa o telefone fixo continua a ser a sua principal fonte de comunicação e o meio com que se sentem mais confortáveis.

Mas, como todos sabemos, os cibercriminosos não têm escrúpulos e, se puderem lucrar, fá-lo-ão, mesmo que isso signifique enganar os mais velhotes. Já sabemos que as chamadas fraudulentas são um dos métodos mais comuns e eficazes, mas quando são feitas para telemóveis, estes dispositivos, através de aplicações ou das suas próprias funções, podem detetar e bloquear estas chamadas fraudulentas.

No entanto, os telefones fixos não têm nada disso, e muitos modelos nem sequer mostram o número que está a ligar (um indicador que nos pode ajudar a detetar a burla), tornando muito mais fácil a realização de uma burla.

Para além disso, regra geral, os telefones fixos estão associados a instituições e empresas legítimas, pelo que, quando recebemos chamadas deste tipo, temos tendência a baixar a guarda, sobretudo as pessoas mais idosas que desconhecem este tipo de burla.

Desde esquemas que afirmam que se ganhou um prémio de um milhão de dólares, aos de um falso técnico ou outros que se fazem passar pela polícia ou por um hospital, os cibercriminosos criam cenários falsos para levar as suas vítimas a entregar dados pessoais ou bancários.

 

Nos casos em que não é possível eliminar o telefone fixo, pois ser o único meio de comunicação com os idosos, há que informá-los de que devem ter cuidado e alerta-loss para os potenciais perigos que podem existir por trás de uma chamada.