Acaba por gastar sempre mais do que era suposto no supermercado? Não caia nestes truques

É sabido que os supermercados têm as suas próprias estratégias de marketing para levar os consumidores a comprar algo mais que provavelmente não estava na lista de compras antes de entrarem na loja. Seja a música ambiente, a temperatura, ou cartazes chamativos, vários são os truques.

Contudo, os clientes também procuram as melhores ofertas e não gastar mais dinheiro do que o suposto. Como tal, é importante que não se deixem levar pelos estímulos que os rodeiam num supermercado. O Huffington Post revela as dicas do professor de marketing na Universidade de Canterbury, Ekant Veer.

Olhar para cima e para baixo e deixar as crianças em casa. Se uma pessoa quer um produto, mas este está colocado à altura dos olhos, deve olhar para a prateleira inferior pois aí podem estar outros mais baratos. Em relação aos filhos, «no sector da pastelaria, os artigos com maior margem de lucro estão, na verdade, à altura dos olhos das crianças porque sabem que é mais provável que elas chateiem os pais por algo que possam ver».

A localização dos produtos é crucial, não apenas pela altura, mas também pelos cantos. É preciso evitar as exibições no final do corredor, «geralmente, têm um preço bastante alto porque querem despachar esse produto e, por isso, encontra-se coisas no final da ilha que chamarão a atenção».

O percurso é fundamental. É importante tentar concentrar-se em comprar nos perímetros do supermercado e depois apenas nos corredores necessários. Veer afirma que «poderá descobrir que frutas e legumes costumam ser as primeiras compras, porque sentem que são necessárias, e depois álcool, chocolate, doces e artigos de alta margem de lucro estarão mais à frente no percurso já que as pessoas sentem que se podem recompensar».

O conselho mais prático é definir uma meta. Desta forma, ajudará a manter o consumidor consciente e tornar a experiência mais agradável. O especialista sugere fazer desafios, como definir um limite de tempo para entrar e sair para evitar compras desnecessárias ou os doces.

Artigos relacionados