Abuso sexual de crianças na nova campanha da APAV

“O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo” é o mote da mais recente campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Depois de ter sensibilizado para a realidade escondida da violência no namoro, a associação redirecciona o foco para o abuso sexual de crianças e jovens.

A nova campanha, assinada pela Carmen do YoungNetwork Group, foi lançada no âmbito do projecto CARE e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. A agência explica que “por medo e vergonha, as vítimas de abuso sexual vivem na solidão e isolamento”, pelo que urge falar sobre o tema e, neste caso, incentivar não só as vítimas mas também as testemunhas a denunciar estes episódios.

Para cumprir o objectivo a que se propõe, a campanha conta com a ajuda de alguns dos mais fiéis confidentes dos menores: brinquedos como ursos de peluche, robôs e bonecas. “Partindo do princípio de que muitas situações de abuso acontecem na casa das vítimas, no seu próprio quarto, as testemunhas acabam por ser personificadas nos brinquedos, sempre presentes e confidentes nas vidas das crianças”, explica a Carmen.

Bruno Brito, gestor técnico da rede CARE, acredita que devemos ter um comportamento proactivo no sentido de combater a violência sexual. O responsável sublinha que «esta campanha urge como uma rede de apoio e simultaneamente na óptica da prevenção e sensibilização».

APAV – Segredo from YoungNetwork on Vimeo.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...