Abertas inscrições para programa de literacia financeira nas escolas

Estão abertas as inscrições para a 12.ª edição do projecto “No Poupar Está o Ganho”. Promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, tem como propósito impulsionar a literacia financeira junto dos alunos portugueses, dirigindo-se a turmas do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

Todos os professores interessados em levar esta iniciativa para as suas turmas podem submeter a respectiva candidatura até ao final do mês. Poupança, gestão e importância do dinheiro e, ainda, consumo responsável são os temas abordados, sendo que os conhecimentos podem ser partilhados tanto em contexto presencial como em regime 100% digital.

São fornecidos todos os materiais necessários para a implementação do projecto, incluindo formação dos docentes, planos de aulas, exercícios, jogos e desafios para os alunos – que podem, ainda, fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda.

Ao longo dos últimos 12 anos, o projecto “No Poupar Está o Ganho” já chegou a 40 mil crianças de 40 municípios. De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, verifica-se um “impacto social positivo tanto no que concerne a um conjunto pré-definido de competências próprias da literacia financeira, como também em atitudes, expectativas, emoções e promoção de ‘relações familiares empáticas’ relacionadas com a gestão quotidiana do dinheiro”.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...