«A Zippy é um family partner nos momentos bons, mas também nos menos bons»
Arranca hoje a campanha Baby Zippy que tem foco nas famílias que estão a tentar engravidar. Trata-se do assumir por parte da marca que está ao lado das famílias e que o faz desde o primeiro momento em que se formam, que na marca acreditam ser «quando os casais decidem que vão criar uma família e não apenas quando sabem a notícia de que estão à espera de bebé», explica Filipa Bello, head of Brand & Creative na Zippy, salientando que lhe chamam o momento -9 (meses).
A intenção da Zippy é colocar o tema da dificuldade em engravidar na agenda e fazer com que seja abordado com mais frequência e de forma informada. Por outro lado, também quer partilhar quais as formas de apoiar estas famílias. A Zippy criou a Bolsa Baby Zippy que dá acesso a tratamentos de fertilidade com condições especiais e dará o apoio emocional de que os casais podem precisar no processo.
A comunicação arranca hoje em TV – com vídeo produzido pela Stream & Tough Guy, agência responsável por todo o conceito da campanha – e estará também presente em mupis e em redes sociais. A Adagietto será a agência responsável pela activação de influenciadores digitais e assessoria de imprensa.
Filipa Bello esteve à conversa com a Marketeer e conta todos os detalhes desta campanha. Acompanhe a conversa.
Não é de hoje a preocupação da Zippy com temas que impactam a sociedade. Para além da questão da sobrevivência da marca, porquê a aposta, agora, nas famílias que estão a tentar engravidar?
De facto, a preocupação com temas da sociedade não é de agora e é algo que a marca tem vindo a trabalhar com muita força já desde o ano passado. A campanha Baby Zippy surge efectivamente com foco nas famílias que estão a tentar engravidar e vem da vontade de, como marca, querermos reforçar aquele que é o nosso compromisso – We Go Together. Agora, assumimos realmente que estamos ao lado das famílias e que o fazemos desde o verdadeiro primeiro momento em que se formam – que acreditamos ser quando os casais decidem que vão criar uma família e não apenas quando sabem a notícia que estão à espera de bebé. Só fazendo parte de todo este processo desde o início é que conseguimos estar presentes naquilo a que chamamos o momento -9 (meses). Nesse sentido, foi uma decisão muito natural.
Assim, a partir de hoje, a Zippy é a marca que não dá apenas os parabéns pelo crescimento da família, mas que dá a notícia em primeira-mão – e agora sim, “We Go Together” desde o momento -9 (meses). Nesta campanha, disponibilizamos gratuitamente nas nossas lojas físicas testes de gravidez e isso permite-nos materializar efectivamente esta vontade de darmos a notícia; no entanto, e independentemente do resultado, vamos continuar ao lado de todos. Para os casais que já esperam bebé ou vão ter bebé em breve, disponibilizamos as Lista de Nascimentos – um serviço que inclui a oferta do primeiro body da criança (made in Portugal) e 10% de desconto em todas as compras durante o primeiro ano de vida; para quem está a tentar engravidar, criámos a Bolsa Baby Zippy – que dá acesso a tratamentos de fertilidade com condições especiais.
Sendo este um tema muito sensível para os casais que estão no processo, sentem que será fácil a marca entrar neste território?
Compreendemos e sabemos a sensibilidade intrínseca ao tema e, acima de tudo, a responsabilidade de falar sobre ele. É por isso que o vamos fazer sempre em parceria com especialistas médicos, que nos ajudam a abordar o tema da maneira mais real e fidedigna possível. A Zippy pretende, sim, trazer temas relacionados com a gravidez como a dificuldade que pode ser tentar engravidar, mas fá-lo-á sempre suportada de especialistas na matéria. Acima de tudo, esperamos colocar a discussão sobre temas relacionados com a gravidez e/ou com a dificuldade em engravidar na ordem do dia – mas sempre numa óptica de partilha de informação que seja útil e relevante para as famílias que estejam a passar por esse processo e para as pessoas que as rodeiem.
Que associações positivas conseguirá a marca ao apoiar este tema?
Esta é uma iniciativa que acreditamos que fará realmente a diferença na vida das famílias e esse é o outcome mais positivo que podemos tirar daquilo que fazemos todos os dias. É isso que nos move e é o que acreditamos que vamos poder levar connosco ao alavancar esta acção. A Zippy é um verdadeiro family partner e isso quer dizer que estamos ao lado das famílias nos momentos bons, mas também nos momentos menos bons – e isso é o que garantimos ao apoiar este tema tão sensível.
Acreditam que junto do público em geral, para o qual este nunca foi (felizmente) um tema de preocupação, também conseguirão conquistar pontos com esta associação?
A nossa intenção é colocar o tema na agenda e fazer com que seja abordado com mais frequência e de forma informada – pelo que queremos acreditar que, em última instância, o público em geral também vai retirar algo desta iniciativa. Por outro lado, também queremos partilhar quais as formas de apoiar estas famílias – não só directamente, com as Clínicas de Fertilidade, mas também relativamente ao apoio emocional de que os casais podem precisar no processo. Por isso, acreditamos, sem dúvida, que qualquer um de nós terá aqui oportunidade para conhecer um pouco melhor quais as formas de ajudar as famílias que precisam deste suporte.
Como funcionará a Bolsa Baby Zippy? Quem será elegível?
Como falámos justamente há pouco, sabemos que este se trata de um tema bastante sensível e que requer as parcerias e os especialistas certos para nos ajudarem – a nós, Zippy – a encaminhar da melhor maneira possível quem precisa de ajuda. A Bolsa Baby Zippy está disponível para qualquer família que nos procure e que ainda não tenha conseguido engravidar: para ter acesso, é apenas necessário consultar zippyonline.com e navegar na página dedicada inteiramente à Bolsa Baby Zippy, com toda a informação sobre como solicitar o apoio. Será possível escolher entre duas das nossas Clínicas parcerias e o processo será gerido com essas entidades a partir daí – com a garantia do acompanhamento devido, realizado por profissionais de saúde especializados em obstetrícia e fertilidade, mas também em saúde mental.
Haverá forma de clientes sem problemas de fertilidade ajudarem os casais com problemas de fertilidade, através da Zippy?
Neste caso, acreditamos que ter informação sobre o assunto também é fundamental para ajudar estes casais e famílias. Nesse sentido, temos uma componente informativa que pretendemos também garantir durante toda a campanha e que se adequa a todo o público – podendo ser útil para ajudar outras famílias.
A baixa taxa de natalidade é um tema relevante em Portugal havendo várias marcas que têm vindo a colar-se ao incentivo à natalidade. Não começa a ser um território já muito disputado?
É certo que o outcome final desta campanha é contribuir – e acreditamos que o vamos fazer! – para o aumento da natalidade, mas não é o foco essencial de toda a mensagem que queremos passar. O nosso objectivo é ir muito além do tema do aumento da natalidade e focar a conversa num assunto que é cada vez mais comum e que ainda sentimos que não está totalmente esclarecido – que é precisamente a dificuldade que existe em engravidar para muitos casais e quais as formas que temos de os apoiar.
Texto de Maria João Lima