A-Z para Content Marketing mais inteligente
Qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdos online, basta ter uma ligação à Internet. Mas isto coloca um desafio: como distinguir o bom do mau e como atrair pessoas aos conteúdos criados, sejam eles vídeos, textos, fotografias ou outros. De acordo com Larry Kim, fundador e CTO da WordStream, numa publicação no site Marketing & Growth Hacking, o problema está na falta de estratégia por parte dos produtores.
A máxima “se construir, eles virão” não se pode aplicar a esta nova realidade que mais se assemelha a uma guerra de conteúdos. «Esta regra simplesmente não se aplica ao Content Marketing, onde os negócios estão não só a competir com os seus concorrente do mundo real como também com empresas de media, bloggers, escritores influentes e mais.»
Larry Kim criou, então, uma checklist com princípios de A-Z para ajudar a tornar o Content Marketing mais inteligente e eficaz. Algumas delas podem não ser aplicáveis a casos portugueses mas pintam um quadro geral da questão.
A – Submeter os blogs no AllTop.com
B – Utilizar a ferramenta bookmark nas publicações dos blogs
C – Levar a cabo uma curadoria dos conteúdos publicados
D – Submeter os blogs no Digg & Delicious
E – Criar uma lista de email
F – Apostar no Facebook e grupos do Facebook
G – Marcar presença no Google+ e nas comunidades do Google+
H – Explorar a história dos concorrentes e o que têm feito online
I – Apostar em Influencer Marketing
J – Ser um “Joe” do Content Marketing, ou seja, continuar a aprender sempre e a procurar novas ideias
K – Esta letra serve para duas dicas: o conteúdo é rei (“king”) e é preciso usar keywords nas publicações
L – Usar o LinkedIn e os grupos desta rede social
M – Publicar na plataforma Medium
N – Utilizar as notícias (“news”)
O – Estar sempre atento a oportunidades
P – Não esquecer o Pinterest
R – Estar no Reddit e Roundups
S – Utilizar a plataforma StumbleUpon & Syndicated Content
Q – Explorar o Quora
T – Ter uma conta no Twitter (e utilizá-la)
U – Focar na user experience
V – Vídeos, vídeos, vídeos. Também é útil utilizar infografias e slides
W – Trabalhar (“work”)
X – Expandir os horizontes (“expand”)
Y – Your X Factor, que é como quem diz: encontra o teu factor X
Z – O autor já não tinha ideias para esta letra, por isso, decidiu dar mais uma edica com a letra P: tráfego pago