“A Tribo Sempre Fizemos Assim”
Ricardo Florêncio
Director Editorial Marketeer
Editorial publicado na edição de Agosto de 2012 da revista Marketeer
Foi agora lançado um livro que se intitula “A Tribo Sempre Fizemos Assim”.
É passado num mundo imaginário, num cenário inexistente, com personagens inventadas.
Mas a semelhança entre a fábula e o que se passa em Portugal é por demais evidente.
Ao ler-se o livro, o paralelismo a um vasto conjunto de empresas, sector público, aparelho do Estado, e realidades do que se passa diariamente em Portugal, é elucidativo do nosso estado actual.
O “Sempre Fizemos Assim” é um conceito, uma estratégia e um modo de actuação com muitos seguidores em Portugal. Contudo, e paradoxalmente, muitos desejam seguir essa bitola, quer esteja a funcionar, mesmo que aparentemente, quer não funcione de todo.
E se foi o “Sempre Fizemos Assim” que nos trouxe ao ponto onde estamos, alguns ainda pensam que será o “Sempre Fizemos Assim” que nos irá tirar desta situação. É fantástico, como passados quase 100 anos, voltamos sempre a pensar na célebre frase de Einstein, que referia que insanidade é esperar resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas dia após dia. E por outro lado, há sempre alguém, o mundo exterior, o Estado, o Governo, a crise, a concorrência, para culpabilizar. E é sempre mais fácil, mais rápido, menos doloroso, apontar o dedo a alguém, do que analisarmos criteriosamente o que poderá estar errado, o que tem de ser melhorado, ou, mesmo, como nos devemos antecipar à mudança.
No livro em causa, a tribo seguiu uma estratégia de abordagem do problema, e conseguiu dar a volta à questão, adaptou-se às novas realidades, flexibilizou-se, adequou-se, tendo inclusive mudado de nome. Passou a ser “Procuremos Como Fazer Melhor”.
Ora cá nesta tribo portuguesa, já muitos perceberam que é necessário mudar, que é necessário pensar e fazer diferente. Uns já o estão a fazer, outros estão a tentar. Oxalá se consiga convencer os demais que é necessário ter comportamentos, e estratégias para nos adaptarmos a um mundo em constante mudança.
O “Sempre Fizemos Assim” não serve, e não nos leva a lado nenhum.