“A Tribo Sempre Fizemos Assim”

ricardo-florencio Ricardo Florêncio

Director Editorial Marketeer

Editorial publicado na edição de Agosto de 2012 da revista Marketeer

Foi agora lançado um livro que se intitula “A Tribo Sempre Fizemos Assim”.

É passado num mundo imaginário, num cenário inexistente, com personagens inventadas.

Mas a semelhança entre a fábula e o que se passa em Portugal é por demais evidente.

Ao ler-se o livro, o paralelismo a um vasto conjunto de empresas, sector público, aparelho do Estado, e realidades do que se passa diariamente em Portugal, é elucidativo do nosso estado actual.

O “Sempre Fizemos Assim” é um conceito, uma estratégia e um modo de actuação com muitos seguidores em Portugal. Contudo, e paradoxalmente, muitos desejam seguir essa bitola, quer esteja a funcionar, mesmo que aparentemente, quer não funcione de todo.

E se foi o “Sempre Fizemos Assim” que nos trouxe ao ponto onde estamos, alguns ainda pensam que será o “Sempre Fizemos Assim” que nos irá tirar desta situação. É fantástico, como passados quase 100 anos, voltamos sempre a pensar na célebre frase de Einstein, que referia que insanidade é esperar resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas dia após dia. E por outro lado, há sempre alguém, o mundo exterior, o Estado, o Governo, a crise, a concorrência, para culpabilizar. E é sempre mais fácil, mais rápido, menos doloroso, apontar o dedo a alguém, do que analisarmos criteriosamente o que poderá estar errado, o que tem de ser melhorado, ou, mesmo, como nos devemos antecipar à mudança.

No livro em causa, a tribo seguiu uma estratégia de abordagem do problema, e conseguiu dar a volta à questão, adaptou-se às novas realidades, flexibilizou-se, adequou-se, tendo inclusive mudado de nome. Passou a ser “Procuremos Como Fazer Melhor”.

Ora cá nesta tribo portuguesa, já muitos perceberam que é necessário mudar, que é necessário pensar e fazer diferente. Uns já o estão a fazer, outros estão a tentar. Oxalá se consiga convencer os demais que é necessário ter comportamentos, e estratégias para nos adaptarmos a um mundo em constante mudança.

O “Sempre Fizemos Assim” não serve, e não nos leva a lado nenhum.

Artigos relacionados