A trabalhar a partir de casa? Google Glass deixa-o ver pelos olhos dos colegas
Os óculos inteligentes da Google têm uma nova funcionlidade. A partir de agora, é possível aceder ao Meet através do equipamento Google Glass, graças a uma actualização que aponta aos profissionais em teletrabalho: a ideia é que supervisores que estejam a trabalhar remotamente possam ver pelos olhos de quem está no terreno e acompanhar os projectos em curso, por exemplo.
A novidade diz respeito à Enterprise Edition dos Google Glass, ou seja, a versão pensada para empresas. Através do serviço Google Meet, colegas de trabalho poderão falar via live chat e esclarecer dúvidas sobre aquilo que estão a ver no momento, mantendo sempre as mãos livres para executar tarefas.
«À medida que a natureza do trabalho muda, estamos constantemente à procura de novas formas de tornar a comunicação mais eficiente, confiável e segura. E a nossa missão nunca foi mais crítica do que no actual ambiente de trabalho remoto», explicam Dave Citron, Product manager Google Meet, e Cecilia Abadie, Product manager Glass Enterprise.
Os responsáveis adiantam que o Meet para os Google Glass foi testado nos centros de dados da própria Google, tendo sido utilizado para fazer diagnósticos e reparações de equipamentos, mas também para formar novos trabalhadores.
Segundo o The Verge, a ideia já não é nova e a Microsoft já testou algo semelhante para os seus HoloLens com recurso ao Skype. Entretanto, o Skype para este equipamento foi descontinuado e a Microsoft passou a cobrar entre 20 e 65 dólares por mês para que os utilizadores tenham acesso ao programa de assistência remota Dynamics 365.