A sua smart tv está a espiá-lo? Estudo revela que sim
Nos dias que correm, todo o conteúdo que consumimos ou que nos surge nos ecrãs é geralmente influenciado por algoritmos que decidem o que poderá ou não ser do nosso interesse.
Sabemos que isso acontece, por exemplo, nas redes sociais, mas sabia que também acontece com a sua smart TV? De acordo com um estudo recente liderado pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) em conjunto com outras instituições, como a University College de Londres e a Universidade da Califórnia em Davis, estes dispositivos através da função avançada de reconhecimento automático de conteúdos (ACR), podem recolher dados do utilizador e enviá-los para os fabricantes.
O sistema não analisa apenas o que vê, mas também a forma como interage com o dispositivo. A função ACR funciona de forma semelhante ao Shazam, mas é aplicada ao que se vê ou ouve na televisão, segundo descobriu a equipa de cientistas.
Patricia Callejo, professora da UC3M, especialista em Big Data e autora do estudo, o sistema funciona através de capturas de ecrã ou áudio para gerar um perfil do espectador, baseando-se nas rotinas de consumo de conteúdos.
O lado obscuro desta captação de informação é que pode ocorrer mesmo quando o utilizador não deu consentimento explícito ou não tem conhecimento desta recolha de dados. Aliás, os investigadores descobriram que as definições padrão ativam o ACR por defeito nas principais marcas de TV testadas, nomeadamente na Samsung ou LG.
“O problema é que nem todos os utilizadores têm conhecimento deste facto”, acrescenta Callejo, que considera este fator preocupante, devido à falta de transparência nas configurações iniciais. “Além disso, muitos desses utilizadores não sabem como alterar as configurações, o que faz com que esses dispositivos funcionem por padrão como mecanismos de rastreamento de suas atividades”, conclui.