A sua marca não se destaca no TikTok? Este é o segredo para o sucesso

O TikTok revolucionou o consumo e o entretenimento dos meios de comunicação social. Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, tornou-se um local ideal para as empresas se ligarem ao seu público através de conteúdos. Contudo, poucas empresas estão actualmente a ter sucesso nesta plataforma. Porquê? É a esta pergunta que o relatório “TikTok: uma oportunidade para as marcas”, da LLYC, responde.

«Para ter sucesso no TikTok tem de compreender os códigos desta plataforma, compreender que evoluímos do conteúdo gerado pelo utilizador para o entretenimento gerado pela comunidade e para isso uma empresa tem de ser capaz de vestir o facto de o criador e participar. Como? Fornecendo autenticidade, valor e a sua própria personalidade original», explica Alejandro Domínguez, director sénior de Influência Digital Europa na LLYC, um dos autores do relatório.

Não existem fórmulas mágicas para alcançar o sucesso nesta rede social, mas existem práticas eficazes, para que os conteúdos funcionem melhor na plataforma, para se tornarem virais ou para que o algoritmo jogue a favor do utilizador. Para começar, esta é uma plataforma que coloca o conteúdo à frente do criador e utiliza uma linguagem diferente. Elementos que são importantes noutras redes, tais como a cópia ou a miniatura do vídeo, já não são aqui fundamentais. No TikTok, é importante que o vídeo seja ágil, dinâmico, com música e textos destacados.

Para focar bem o conteúdo e fazê-lo funcionar, este deve ter quatro elementos fundamentais:

  • Autêntico: o conteúdo deve ser original e criativo. Um erro muito típico que marcas e empresas cometem é tentar diferenciar o seu conteúdo do resto dos utilizadores para que seja “perceptível” que se trata de um canal empresarial. Mas o segredo é participar na plataforma como outro utilizador de uma forma orgânica.
  • Estruturado: embora o conteúdo seja ágil e breve, deve ser correctamente estruturado. Isto facilita ao utilizador a compreensão do que vai transmitir e como o vai fazer. Facilita também a retenção de informação e interacção. Neste sentido, os primeiros segundos de um vídeo são fundamentais. Neles, deve “apanhar” o utilizador e deixar claras as expectativas do que lhe vai dizer.
  • Simples: a própria plataforma aconselha que o conteúdo deve ser alegre, simples e informal. Para isso, as emoções são fundamentais para transmitir essa boa vibe.
  • Divertido: o TikTok é uma rede social de entretenimento e a maioria dos utilizadores vem a ela por esta razão. Como tal, os conteúdos devem concentrar-se em ajudar os utilizadores a descobrir coisas novas através da aprendizagem ou da curiosidade.
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