A sofrer com a máscara? Dicas para ajudar a cuidar de cada tipo de pele

A utilização da máscara é obrigatória em transportes públicos e espaços fechados e pode ajudar a prevenir o contágio de COVID-19. Não há dúvidas, portanto, da sua importância, mas isso não invalida que tenham alguns efeitos menos positivos, especialmente na pele de quem passa muitas horas com este equipamento de protecção.

Segundo Camille Maia, dermatologista parceira do Instituto Foreo, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir o impacto negativo no rosto, sendo que para cada tipo de pele há dicas diferentes a considerar. A pedido da Foreo Sweden, a especialista explica que o primeiro passo é entender se temos pele normal, oleosa ou mista, seca ou sensível.

Pele Oleosa e Mista

«Este tipo de pele sofre bastante com o ambiente abafado criado pela máscara e também com a humidade gerada pela respiração enquanto a utilizamos Neste caso, o ideal é lavar bem o rosto com os produtos indicados antes de colocar a máscara, evitar maquilhagem pesada e também trocá-la a cada duas horas, diminuindo a proliferação de bactérias que possam contribuir para o aparecimento da acne, por exemplo», explica a dermatologista.

Pele Seca

«A principal questão da pele seca é que estamos no ponto alto do Verão, um período no qual está mais exposta aos efeitos externos. Neste caso, o ideal é apostar na hidratação do rosto para evitar uma maior perda dos níveis de água», indica Camille Maia. «Devido ao uso da máscara, recomendo a utilização de produtos mais fluidos como loções ou gel-creme que ajudam a manter a pele protegida e hidratada sem aumentar a oleosidade.»

Pele Sensível

Segundo a especialista, «quem tem pele sensível, tem-se queixado bastante da fricção frequente da máscara com a pele e, com isso, do surgimento de irritações cutâneas». Nestes casos, recomenda uma visita ao médico dermatologista para perceber a gravidade e a causa destes quadros dermatológicos. «Caso seja algo leve, causado apenas pela própria fricção, antes de colocar a máscara no rosto, deve ser aplicado um hidratante específico para peles sensíveis que contenha agentes calmantes.»

Pele Normal

«Aqueles que têm pele normal podem vivenciar todos esses quadros mencionados acima se não mantiverem uma rotina de cuidados de pele de forma adequada. O ideal evitar ao máximo o uso de maquilhagem para que a pele não sofra com as diversas consequências já enunciadas, que podem desencadear dermatite e acne», explica.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...