A revolução contra a AI já começou. Getty Images instaura primeiros processos
A Inteligência Artificial promete revolucionar o mundo, mas por agora a revolução começa precisamente contra esta tecnologia. A Getty Images vai processar a empresa Stability AI, ferramenta conhecida por criar imagens com base em textos, por incumprimento dos direitos de utilização.
O arquivo de imagens acusa a Stability AI de copiar e processar milhões das suas imagens sem obter o devido licenciamento. “A Getty Images acredita que a inteligência artificial tem o potencial para estimular a criatividade. Dessa forma, a Getty Images providencia licenças a inovadores tecnológicos para propósitos relacionados com o treino dos sistemas de inteligência artificial de uma forma que respeita os direitos de propriedade intelectual e pessoal”, salienta a empresa, em comunicado.
A Getty Images acrescenta ainda que a Stability AI não tentou obter qualquer tipo de licenciamento junto do arquivo e, ao invés, “escolheu ignorar as opções viáveis de licenciamento, assim como protecções legais há muito estabelecidas para alcançar os seus objectivos comerciais”.
A Stability AI ainda não respondeu às acusações da Getty Images, mas esta última garante que vai esperar por uma reacção antes de avançar com os procedimentos legais.
Recentemente, a arte gerada por inteligência artificial e os media tradicionais têm-se debatido para co-existir, uma vez que as imagens geradas por computador estão não só mais desenvolvidas como cada vez mais ao alcance de qualquer utilizadores, recorrendo a imagens criadas por humanos para desenvolver metadados.