A que horas fecha o supermercado? Posso ir a uma loja de roupa hoje à tarde?
Portugal entra hoje na quarta fase de desconfinamento, antecipada dois dias em virtude do fim do estado de emergência. A partir de agora, os restaurantes passam a poder sentar seis pessoas no seu interior e dez nas esplanadas, é permitida a prática de todas as modalidades desportivas e a lotação dos casamentos e baptizados passa a estar limitada a 50% do espaço. Mas e o comércio?
Nesta nova fase de suavização das restrições, há também alterações no que aos horários de funcionamento diz respeito: a partir de hoje, o comércio em geral pode funcionar até às 21h de segunda a sexta-feira e até às 19h aos sábados, domingos e feriados.
Isto significa que as lojas de vestuário, por exemplo, passam a poder receber clientes no mesmo horário que os supermercados já tinham adoptado na fase anterior de desconfinamento. O mesmo acontece com cabeleireiros, floristas, lojas de decoração ou sapateiros, por exemplo, entre outro tipo de estabelecimentos.
Além disso, ainda no que a horários diz respeito, os restaurantes passam a poder estar de portas abertas até às 22h30, tanto durante a semana como ao fim-de-semana e feriados. Mas, atenção, recorde-se que hoje, 1 de Maio, é Dia do Trabalhador e, que por isso, devem ser tidas em atenção as regras referentes a feriados.