A publicidade vende?
A pergunta parece ingénua e anacrónica. Quem é que duvida da eficácia da publicidade? Sobretudo como é que alguém que trabalha em publicidade pode fazer esta pergunta? Não acreditamos de alma e coração naquilo que fazemos? É como perguntar se um padre acredita em Deus, ou se um juiz acredita na Justiça. Mas numa altura em que tanto se fala de que “o que importa são as marcas, não os produtos”, até parece que vender produtos não é importante. Que seria possível construir marcas independentemente dos produtos, como se estes fossem uma excrescência física e irrelevante no mundo transcendental das marcas.
Afinal, como na história do ovo e da galinha, uma marca é amada e desejada porque os seus produtos são valorizados e comprados pelos consumidores, ou os produtos são comprados porque os consumidores amam a marca? Para utilizar um exemplo óbvio e batido: a Apple seria tão desejada e amada se não produzisse grandes produtos?
Todas estas dúvidas comercial-existenciais ocorrem-me por ter sentido na pele – e na carteira – o efeito da publicidade em todas as suas dimensões. E é incrível como alguém que vive de vender dimensões de marca, ou benefícios de produtos ou estados de espírito ou estilos de vida ou emoções ou promoções e supostamente sabe todos os truques, sucumbe ao efeito de um anúncio. E sucumbe no bom sentido, voluntária, alegre e conscientemente como todos os consumidores.
A culpada foi a Sophia Coppola e a arma do crime foi o filme que fez para o perfume Miss Dior Chérie. Eu sou do tipo fiel. Troco de perfume talvez de 10 em 10 anos e sempre com grande dificuldade, mas o filme da Sophia fez-me querer experimentar, dar uma voltinha e finalmente trair o meu perfume de sempre. Não foi a marca, Dior é uma marca que mais depressa rejeito do que aceito. Terá sido a voz da Brigitte Bardot na banda sonora, terá sido Paris mais adivinhado do que mostrado, terá sido o look sixties, a leveza e a simplicidade, a sensação de um dia de Verão, os enquadramentos, o efeito deslavado da fotografia, ou o facto de o perfume cheirar exactamente ao filme? Ou será que o filme é assim porque a Sophia cheirou primeiro o perfume?
Who cares? A boa publicidade constrói marcas e vende produtos. Ou vende produtos e constrói marcas. Mas que vende, vende. Mais ou menos a 75 euros os 100 ml.
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