A proteger a vida há 97 anos

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Uma campanha sobre os momentos que nunca acontecem foi a escolha da Volvo para o lançamento do novo EX90, o veículo mais seguro que a marca sueca já produziu.

Totalmente eléctrico e equipado com uma inovadora tecnologia de sensores e câmaras, o Volvo EX90 consegue prever e evitar acidentes, reforçando a promessa de que a marca protege o que é mais importante: a vida. Esta tecnologia avançada é integrada naturalmente na narrativa, de uma forma que toca emocionalmente o seu público, demonstrando como o EX90 tem o poder de, num único segundo, salvaguardar momentos que poderiam nunca chegar a acontecer.

«A marca é uma promessa dada, o produto é a promessa cumprida. Esta campanha incorpora o que a nossa marca representa: ser pioneiros na protecção das pessoas e do planeta e é uma combinação perfeita de contar e de fazer histórias», afirma Andreas Malm, Diretor Global de Marca e Director Criativo da Volvo Cars.

O spot emotivo de quase 4 minutos imagina o futuro de uma criança ainda não nascida – um futuro que poderia ser apagado num único momento, sem a revolucionária tecnologia de segurança do novo EX90, encaixando de forma perfeita na tagline da marca, “For Life”.

 

Um anúncio (quase) sem produto

A “curta-metragem” não tem qualquer abordagem agressiva sobre potência ou consumo de combustível. Em vez disso, é uma celebração comovente da família, da segurança e da vida que idealizamos e tentamos construir para os nossos filhos. De uma forma brilhante, verifica-se que, como sempre, o que nos prende são as emoções: uma história e as suas personagens.

«Ajudar a contar uma história tão importante para a marca, especialmente num formato longo, foi um verdadeiro prazer. A tecnologia de segurança da Volvo é, e sempre foi, sobre proteger as pessoas. É por isso que a história do nosso filme gira em torno das pessoas, mostrando como um momento de fracção de segundo pode ser importante no contexto de uma vida», revela Oscar Plasidius, Director Criativo da agência de publicidade sueca Stendahls.

Realizado por Marcus Ibanez, já premiado em Cannes, que aqui volta a trabalhar com a Volvo, o anúncio produzido pela também sueca New Land inclui ainda outro nome forte, Hoyte van Hoytema, o director de fotografia de Interstellar e Oppenheimer.

O anúncio que não parece um anúncio (não se trata apenas de vender um carro), começa com um futuro pai a tomar conhecimento desse facto que vai mudar a sua vida. Depois de receber a revelação por parte da companheira, ele liga à sua mãe para partilhar a notícia, numa conversa comovente e vulnerável, que se torna a narração do filme, à medida que ele descreve os seus medos e as suas esperanças para a vida da criança, que está certo que será uma menina. E que, aqui ainda não o sabemos, poderia nunca ter chegado a nascer.

A voz-off vai sendo acompanhada por cenas oníricas do futuro da criança a crescer, intercaladas com momentos da mulher grávida, que, entretanto, já saiu de casa. Tudo se complica quando também começam a surgir cenas de outra mulher, que se distrai momentaneamente enquanto conduz o seu Volvo EX90.

 

Um momento que vale uma vida

É então que 100 anos de desenvolvimento, investigação, engenharia, testes e recolha de dados relativamente à segurança por parte da Volvo são colocados à prova numa fracção de segundo, o tal “às vezes, os momentos que nunca acontecem são os mais importantes”.

A tagline da Volvo, “Para a Vida”, não poderia ser mais perfeita e é neste momento que, se os tiver, vai querer abraçar os seus filhos. O passo natural seguinte, espera a Volvo, e definitivamente com motivos para isso, será pesquisar sobre o EX90, que compartilha com os pais os valores de protecção, segurança e amor.

A campanha multimeios, que irá estar presente em Televisão, OOH e digital (programmatic, social media) chegará ainda durante o mês de Janeiro.

 

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