À procura de emprego? Marketing Digital é uma das especializações mais valorizadas

Marketing Digital e Inteligência Artificial são as especializações mais procuradas pelas empresas. A conclusão é da Selligent Marketing Cloud, segundo a qual Digital Project Manager, Chief Digital Officer e especialista em Customer Success são as funções com mais oferta de emprego este ano.

De acordo com a empresa especializada em automação de marketing B2C, a maturidade digital dos trabalhadores é o que permite a transformação digital das empresas e aquelas que já tinham uma estratégia de negócio baseada na utilização de tecnologia puderam reconverter o perfil profissional das equipas. Por outro lado, aquelas que ainda não tinham investido na digitalização viram-se obrigadas a recrutar novos talentos e a encontrar uma oferta escassa.

A pandemia veio acelerar esta necessidade, marcando um ponto de viragem nos hábitos de consumo e na forma como as pessoas se relacionam com as marcas, aponta ainda a Selligent Marketing Cloud. É neste contexto que se verifica, no primeiro semestre do ano, um aumento na procura por perfis digitais que ajudem a dar resposta à mudança e às novas exigências.

«Nos últimos meses, as mudanças no mercado de trabalho geraram novas necessidades para as empresas», resume Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica. «A digitalização tem sido a principal forma de adaptação a este novo contexto. Por outro lado, a forma de chegar ao consumidor tem sido limitada e tem estado vinculada ao universo do online. Como não poderia deixar de ser, os perfis mais procurados são aqueles que estão ligados ao digital; especialmente as funções especializadas em marketing, que estão a ganhar terreno face aos perfis tecnológicos mais tradicionais.»

Segundo a Selligent Marketing Cloud, são estes os perfis digitais que terão maior projecção ao longo dos próximos meses:

Digital Project Manager: Num momento em que tudo transitou para o digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de marketing tornou-se a estratégia favorita das empresas para chegar a potenciais clientes. Assim, esta função corresponde à pessoa que gere os projectos digitais, assegurando que vão ao encontro dos objectivos da empresa, criando novas linhas de negócio ou mantendo as existentes, e construindo uma relação com os clientes.

Chief Digital Officer (CDO): Muitas empresas tiveram de entrar no “comboio” da digitalização de forma inesperada. Isto fez com que o processo de transição, em muitas situações, tenha sido deficiente. Com o objectivo de impulsionar a transformação digital das empresas, surge o Chief Digital Officer. É muito importante não confundir o papel deste profissional com o do responsável por Marketing Digital: o CDO foca-se em integrar ferramentas digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e rentabilidade.

Especialista em IA: A Inteligência Artificial transformou-se numa ferramenta de grande valor para as empresas que apostam na inovação nas suas diferentes áreas. Uma ferramenta digital complexa, que requer um profissional altamente qualificado que saiba agir correctamente num ambiente marcado por grandes volumes de informação. O mundo do marketing digital também está a saber aproveitar as vantagens que a IA traz às campanhas digitais. Sobretudo ao desenvolver campanhas de marketing inteligentes, que aproveitam os dados e a IA para ajudar as marcas e os departamentos de marketing a tirar o máximo proveito de todos os seus “momentos”, de forma integrada e através de todos os canais.

Especialista em Customer Success: As marcas querem estar mais perto do consumidor, colocando-o no centro de todas as suas estratégias de negócio. O especialista em Customer Success fica encarregue de manter o contacto com os clientes e cuidar da relação para que estes se integrem na dinâmica da empresa e possam aproveitar ao máximo o produto ou serviço adquirido.

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