A primeira garrafa de papel da Coca-Cola já está em testes
A Coca-Cola desvendou o primeiro protótipo de uma garrafa de papel que poderá vir a substituir a actual embalagem de plástico que a empresa produz para as suas bebidas. Desenvolvida em parceria com a Paboco, esta garrafa representa uma nova geração totalmente reciclável.
A novidade conta, ainda assim, com algum plástico na ficha técnica. A tampa e o aro junto ao gargalo são feitos a partir de plástico reciclado PET, mas a Coca-Cola espera poder encontrar uma alternativa 100% papel.
«Estamos a explorar uma solução de packaging promissora. Acredito que a garrafa de papel pode desempenhar um papel importante ao lado de outras soluções de packaging para alcançar a nossa visão de um mundo sem desperdício», afirma Stijn Franssen, R&D Packaging Innovation manager da Coca-Cola na região EMEA.
A ambição da Coca-Cola passa por criar um mundo em que cada embalagem produzida e vendida é também recolhida e reciclada depois de utilizada, comprometendo-se a fazer isso mesmo, até 2030, relativamente a todas as garrafas ou latas que vender. Ao mesmo tempo, espera reduzir substancialmente o uso de materiais virgens nas suas soluções de packaging.
A Coca-Cola garante que tem em atenção as questões de segurança alimentar associadas a nova alternativas, indicando que a garrafa de papel do futuro terá de cumprir os mesmos padrões de qualidade que as opções actuais. Está a ser testada, por exemplo, a resistência da nova garrafa e a forma como se comporta no frigorífico.
«Também reflectimos sobre como os nossos clientes irão reagir a esta garrafa de papel. Tópicos como quando e onde será vendida ou como será reciclada estão a ser considerados», acrescenta Stijn Franssen em comunicado.