A Patagonia quer salvar o planeta. Para tal, vai doar parte dos lucros a causas ambientais
A marca norte-americana de vestuário Patagonia revela que vai criar duas entidades – a Patagonia Purpose Trust e a Holdfast Collective – com o propósito de contribuir activamente para um planeta mais sustentável.
Esta aposta vai garantir que todo o lucro produzido pela marca que não é reinvestido no ciclo de produção será doado a associações e causas ambientais, assim como sociais. De acordo com a Patagonia, algumas das áreas prioritárias para a marca são a protecção da natureza e da biodiversidade.
Yvon Chouinard, fundador da empresa, criou a 1% for the Planet e registou a Patagonia como a primeira empresa a fazer parte da iniciativa. Este projecto tem como objectivo que as empresas que a ele subscrevam contribuam com pelo menos 1% das suas receitas anuais para causas ambientalistas.
«Se temos alguma réstia de esperança de ter um planeta próspero daqui a 50 anos é necessário que todos façamos o que pudermos com os recursos que temos. Enquanto líder empresário, que nunca quis ser, faço a minha parte. Ao invés de tirar valor à natureza e transformá-lo em riqueza, usamos a riqueza que a Patagonia cria para proteger a fonte», diz Yvon Chouinard, citado pelo Edie, meio de comunicação dedicado ao tema da sustentabilidade.