A opinião sobre a opinião
Estamos na cozinha de uma casa humilde numa aldeia perdida na Polónia, pai e mãe enfrentam a câmara e contam como tudo se passou.
David passeava de bicicleta numa estrada perto de casa, e bastou um segundo de distracção para o acidente acontecer. O rapaz entrou imediatamente em coma. Os médicos, nessas horas em que a medicina já não pode fazer nada a não ser esperar, aconselharam os pais a rodear David de sons conhecidos, de tudo o que ele mais gostava.
E foi aí que lhes ocorreu gravar o som dos jogos de futebol, a grande paixão de David desde bebé. Por mais incrível que possa parecer, a verdade é que David despertou do coma ouvindo um relato de futebol, mais precisamente um golo de Cristiano Ronaldo.
A história de David é uma história real e a forma como a contei no parágrafo anterior é, mais coisa menos coisa, o guião do anúncio que produzimos, aqui em Madrid, para a Gol Televisión. Sobre as imagens de David jogando à bola num descampado, aparece o conceito da campanha: “Vuelve la vida, vuelve la liga” e cortamos para packshot com a oferta comercial da Gol Televisión, 9,90 euros para quem subscrever o canal em finais de Agosto, quando começa a Liga.
A primeira vez que me contaram a ideia estava de férias. Chegou-me num whatsapp e bastaram poucos caracteres para gostar dela.
Foi aprovada à primeira pelo cliente e produzida em três semanas. Durante o processo, não houve uma pessoa que tivesse contacto com a campanha, dentro e fora da agência, que não a elogiasse, porque era uma boa história, verdadeira, porque estava bem contada, e porque mostrava o melhor que o futebol pode fazer pela vida de alguém, algo não menos relevante quando o assunto é vender um canal de bola.
Texto Susana Albuquerque
Fotografia Paulo Alexandrino