A opinião de Sandra Alvarez (PHD): Less is more
Por Sandra Alvarez, Directora-geral da PHD
6 mil tweets são publicados no Twitter a cada segundo. 95 milhões de fotografias e vídeos são publicados no Instagram a cada dia. E mais de 137,75 mil milhões de publicações são partilhadas no Facebook a cada mês. Mesmo o indivíduo mais digitalmente literato, atento e comprometido, não tem o 5G e a capacidade necessários para assimilar este tsunami de conteúdo. E, na realidade, a maioria do conteúdo fica a flutuar frouxamente em canais de distribuição aleatórios e emaranhado em publicações sem brilho ou pertinência.
Certamente já ouviu o provérbio “tudo o que é de mais, enjoa”. Ora, este é um princípio verdadeiramente aplicável a qualquer tipo de realidade, nomeadamente, à Comunicação. São vários os estudos a indicar que os profissionais de marketing aumentaram as publicações em cerca de 800% num período de cinco anos, tendo o engagement rate por publicação diminuído uns astronómicos 89%. Assim sendo, “menos” pode realmente ser sinónimo de “mais”?
Por definição, o “slow content” consiste num processo de produção de conteúdo no qual a qualidade se sobrepõe à quantidade. O objectivo dos criadores deixa de ser produzir mais, para passar a produzir melhor, com mais relevância e qualidade, tendo sempre em consideração a marca, o objectivo do negócio e o público-alvo.
Mais do que comunicar todos os dias conteúdo pouco relevante, a aposta deve passar por ter menos publicações, mas com conteúdo mais interessante, informativo e, porventura, mais engaging. A título de exemplo, ao apresentar uma proposta, é melhor ser a melhor opção, ao invés de apresentar 10 possibilidades. Se oferecermos muitas opções, a decisão do cliente torna-se mais difícil, pois a sua atenção é desviada e, o mais certo, é acabar por não assumir nenhuma. A lógica é a mesma quando se trata de publicações em redes sociais. Se uma marca publicar no Instagram várias vezes ao dia, dificilmente conseguirá assegurar que o conteúdo é visualizado por todos os seus seguidores, que têm de desbravar caminho por entre uma selva de conteúdo banal, porque a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo trabalha incessantemente para alimentar estas redes.
Comunicar eficazmente é a forma de dizer mais, com menos. É a ideia de construir peças com identidade, verdade e propósito, criando conteúdos que não têm uma data de validade tão perecível e que têm realmente valor. Manter um padrão de qualidade é um dos grandes desafios do marketing de conteúdo. A volatilidade do contexto e a imprevisibilidade do consumidor impedem a criação de uma fórmula mágica que resulte transversalmente. No entanto, há factores que podem ajudar ao cálculo da fórmula e, segundo as grandes tendências do marketing 2022, o movimento “slow content” é um deles. Menos (publicações) pode ser sinónimo de mais: mais engagement, mais valor acrescentado e mais qualidade.
Artigo publicado na revista Marketeer n.º 315 de Outubro de 2022