A nova colecção da Converse não tem género
Sweat, calças, hoodie e dois modelos de t-shirts. São estes os ingredientes da mais recente colecção da Converse, que se distingue das restantes por não ter género: todas as peças foram desenhadas a pensar tanto em homens como em mulheres, uma vez que ambos precisam de essenciais nos respectivos roupeiros.
“Shapes” é a designação escolhida para a nova colecção, influenciada pela herança das Chuck Taylor All Star, “indiscutivelmente uma das sapatilhas mais inclusivas da história”, de acordo com a própria marca. Nesse sentido, as peças levam em consideração a forma do corpo e não o género de quem as veste.
“Criada a partir da convicção de que o tamanho é um ponto de referência e não uma identidade, a colecção permite a quem use as peças explorar uma abordagem combinada, seleccionando tamanhos e cortes que melhor se adaptem ao seu estilo”, explica ainda a Converse em comunicado. Todas as peças têm pregas, reforços ou outros detalhes exclusivos que ajudam a concretizar esta visão e que resultaram num novo sistema de tamanhos.
Em vez de XXS a XXL, a colecção “Shapes” apresenta quatro hipóteses diferentes: I, II, III e IIII. A Converse acredita que esta novidade permite uma “fluidez de uso e não restringe ninguém a um tamanho específico”.
Esta nova abordagem permitiu também um processo de produção mais eficiente, uma vez que gerou menos desperdícios de corte. Todas as peças são feitas a partir de uma mistura de 50% de algodão reciclado e 50% de algodão virgem.