A luta contra a crise climática também se faz com Marketing. Indústria une-se e apresenta medidas

A crise climática está prestes a chegar ao ponto sem retorno, tal como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou num relatório do The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), apelidando a actual situação de “código vermelho para a Humanidade”. De forma a ajudar a indústria de Marketing a contribuir para tornar o planeta mais verde, o WARC criou o Sustainability Hub, um centro que promete ajudar a encontrar e implementar soluções inovadoras a nível mundial.

Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Lions, o festival internacional de criatividade de Cannes, e a britânica Advertising Association, culminando na apresentação do Guide to Net Zero Marketing – um guia de acções para chegar às zero emissões de carbono no Marketing.

O guia inclui um conjunto de estudos recentes e contribuições de mais de uma dezena de especialistas de diversas partes do mundo. Nas suas páginas são apresentados enquadramentos com o intuito de ajudar os profissionais de Marketing a alterar comportamentos, além de dados e exemplos de marcas que lideram a mudança no que ao clima diz respeito, bem como conselhos sobre como evitar o greenwashing (técnica utilizada por marcas, empresas ou pessoas que passa a ideia de que os produtos em causa são sustentáveis quando não o são).

«É crucial actuar face à crise climática. Enquanto indústria, não só devíamos ser os primeiros a dar o exemplo para contribuir para uma mudança de comportamento dos consumidores, como devíamos olhar para a nossa própria conduta. Para dar início a este Sustainability Hub, é com entusiasmo que lançamos o WARC Guide to Net Zero Marketing, disponível gratuitamente para qualquer pessoa, de forma a proporcionar práticas sustentáveis que encarem esta emergência global», comenta, em comunicado, Paul Coxhill, CEO do WARC.

Artigos relacionados