A inovação só despede quem não sabe usar tecnologia
Por João Rico, Tech Marketing manager e Functional Team lead na Microsoft para a Western Europe pela Wunderman Thompson
Ainda se lembram do lançamento do primeiro iPhone e do que isso significou para a transformação dos telefones portáteis? Passámos de telemóveis para smartphones. E mais tarde a mesma tecnologia foi transposta para outros dispositivos. Mas, paralelamente, houve uma porta que se abriu e que poucas equipas de marketing e comunicação souberam identificar. O mundo das aplicações. Somente os marketeers que souberam compreender os conceitos de UX e souberam falar na mesma língua que os criadores de aplicações conseguiram ser os primeiros a entrar neste mundo.
Agora que chegámos à era da inteligência artificial é preciso saber crescer e compreender os conceitos. Obviamente que a complexidade é maior. Mas há 16 anos que o marketing, a tecnologia e a inovação andam juntos. E das duas, uma. Ou lidamos com a inovação e a tecnologia como aqueles primos que só vemos no Verão e não damos grande confiança, ou então são primos com quem construímos uma relação e comunicação durante 16 anos, e em que mesmo tendo experiências de vida diferentes todos nos compreendemos.
Se os profissionais de marketing não se desbloquearem e não procurarem saber o que é machine learning, NLP e Big Data também não vão compreender como funciona a segmentação de público, personalização de conteúdo, e optimização de campanhas. A inovação só despede quem não sabe usar a tecnologia.
Então, como podem os profissionais de marketing recuperar os anos perdidos na absorção dos milhares de transformações que ocorreram, e como podem no dia-a-dia manter-se sempre alinhados com aquilo que a tecnologia oferece? As opções são muitas, mas começar pela base é sempre a melhor opção:
Aprender as Bases: Se ainda escreve ou procura profissionais com “Conhecimentos de Office na óptica do utilizador” saiba que já são inválidos no contexto actual. Aposte em cursos sobre Power Query e Power BI onde vai compreender como os dados são lidos e tratados para chegarem até si. Isto vai fornecer um espírito crítico e de compreensão da próxima vez que quiser compreender os dados e reports que lhe são enviados, ou que precisa de fornecer a alguém. Há cursos em horário pós-laboral financiados pelo programa Emprego+Digital sobre estes tópicos. Dinheiro não é desculpa.
Adopte as novas Tecnologias: Muitos profissionais parecem vendedores do OLX. Vendem aquilo que não usam. Portanto, use. Por exemplo, se ainda não usa Power Automate ou outras ferramentas de automação de processos, saiba que pode poupar até 50% do seu volume de trabalho diário ao automatizar alguns processos como, por exemplo, preenchimento de ficheiros, envio de mensagens electrónicas regulares com dados oriundos de bases de dados ou do Excel, etc. Experimente! Use!
Fale com quem já usa: O bom da inovação e da tecnologia é quem cria e quem usa desenvolve comunidades que falam entre si e partilham duvidas, necessidades, e participam muitas vezes na melhoria das soluções. Entre na conversa. Fale com outros profissionais de marketing que já usam e, se for preciso, peça ajuda para implementar no seu workflow.
Ser profissional de marketing hoje em dia, não é saber HTML, InDesign, construir um blogue em WordPress, ou construir Newsletters, isso a tecnologia faz sozinha. Ser profissional de marketing hoje em dia é também saber o que é HTML, o que é InDesign, o que é preciso para construir um blogue em WordPress, e como é construída a base de dados para envio de Newsletters.
A tecnologia e a inovação estão sempre à nossa frente. Só depende de nós, definir a quantos passos vamos estar de distância delas.