A importância do Smart Shopper para a Luxottica
Neste novo ambiente socio-económico em mudança que foi impactado pela crise sanitária da Covid-19, a transformação no comportamento dos consumidores é um grande desafio em todas as empresas do sector óptico.
Antonio Nemola, director-geral da Luxottica Iberia, conta quais têm sido as principais estratégias de digitalização da empresa – a fabricante e distribuidora líder do mercado de armações – e a forma como está a enfrentar este desafio.
Como é que a Luxottica enfrenta o desafio da digitalização do sector?
O ambiente, hoje em dia, é totalmente diferente e temos de estar preparados para nos adaptarmos a esta nova realidade que chegou para ficar. A digitalização é o processo-chave para a nossa empresa e colocamos muito foco para oferecer os melhores serviços e experiências de compra aos nossos clientes e consumidores.
Nos últimos anos, temos implementado novas plataformas digitais de venda, uma plataforma de formação com a tecnologia mais avançada do mercado (Leonardo) e a maior rede de digitalização do ponto de venda com mais de mil telas digitais e um software de experiência de compra único (Smart Shopper).
No que diz respeito ao Smart Shopper, por que é que a Luxottica apostou nesta ferramenta?
A digitalização é o futuro e na Luxottica orgulhamo-nos de liderar a revolução digital dentro do sector de óptica. Nestes tempos difíceis de distanciamento social e novas regras de mercado, o Smart Shopper permite melhorar significativamente a sua capacidade para responder às necessidades dos consumidores. A chave é “diversificar” produtos e serviços e a empresa oferece esta ferramenta para optimizar e elevar a experiência de compra.
Mas o que é o Smart Shopper?
O Smart Shopper é sinónimo de inovação no ponto de venda. Um assistente de compra digital que permite que o consumidor navegue e escolha dentro de uma ampla selecção de óculos com a conveniência de ser através de um tablet. Graças ao Smart Shopper, a variedade em loja multiplica-se. Esta intuitiva e moderna ferramenta permite aceder a diferentes cores e modelos disponíveis em loja, assim como ampliar a oferta aos óculos que não estão disponíveis em loja.
Quais são as principais características do Smart Shopper?
O Smart Shopper é a primeira loja digital de óptica com a habilidade de mostrar uma ampla variedade de produtos de todas as marcas Luxottica. Permite ao oculista apresentar o catálogo de produtos oferecendo ao consumidor opções ilimitadas. Mais do que isso, das colecções expostas em loja poderá experimentar virtualmente muitos mais modelos graças à realidade aumentada do “espelho virtual” incluído na ferramenta. O “Virtual Try On” está disponível na câmara fotográfica do smartphone sendo possível partilhar fotografias com amigos, o que faz com que a experiência seja mais social, divertida e possivelmente atraente para potenciais novos clientes e gerações mais jovens.
Completamente integrada nas plataformas Luxottica, o Smart Shopper permite aos oculistas ampliar a variedade de escolhas graças à experiência digital. Além disso, e ainda através do Smart Shopper, os clientes que tenham uma série de requisitos qualitativos podem personalizar os seus óculos Ray-Ban e Oakley consoante um configurador interactivo que permite criar as suas próprias combinações de lentes, armações, cores e caixa. Também permite incluir uma mensagem personalizada nas lentes (Oakley) ou umas armações (Ray-Ban), convertendo a selecção de óculos numa experiência à sua medida. A possibilidade de criar o seu próprio produto é uma ferramenta muito atractiva e única para o cliente. A sensação de originalidade e exclusividade é o que o Smart Shopper pretende gerar em loja com cada um dos seus clientes.
Qual é o papel do oculista na gestão da ferramenta?
A colaboração do oculista é crucial para o consumidor na escolha dos seus óculos através do Smart Shopper. O envolvimento pessoal é um dos maiores desafios nesta transformação e as pessoas com a atitude digital certa marcam a diferença na hora de construir a ponte entre o mundo online e a loja física. O Smart Shopper é uma ferramenta que quer trabalhar lado a lado com o oculista, por isso, foi desenhada especialmente para oferecer uma experiência 360º, ligar-se melhor com os consumidores, captar novas oportunidades de negócio e fazer com que os clientes estejam totalmente satisfeitos. Porque os clientes satisfeitos são clientes que voltam.
Quais são os principais benefícios para os clientes?
O Smart Shopper tem um grande potencial para aumentar a base de consumidores, chegando àqueles que procuram algo diferente. Além disso, a ferramenta “Virtual Try On” permite partilhar fotografias nas redes sociais criando o mix perfeito entre o mundo digital e o físico. A ferramenta também melhora a eficiência na gestão de produto em loja e a possível transição para um modelo de negócio que contemple a redução de stock. Os produtos com baixa rotação ou as categorias/marcas seleccionadas podem estar totalmente “armazenadas digitalmente”.
O Smart Shopper pode ser a chave para a competitividade num mercado cada vez mais exigente, ajudando a criar, reforçar e proteger a posição de liderança.
Como funciona a plataforma? Existe uma aplicação para descarregar?
A aplicação está disponível para usar com o tablet e permite ao oculista personalizar a interface com o seu logo e imagem gráfica. É muito fácil de usar e permite ao oculista satisfazer as necessidades de qualquer cliente em qualquer momento.
Em que mercados está disponível?
A ferramenta já está disponível na maioria dos países (Portugal incluído) e a sua implementação será finalizada até final do presente ano.