A história por trás do famoso logotipo do crocodilo da Lacoste
Existe uma série de logótipos de empresas que, devido ao seu simbolismo, se transformaram em autênticos ícones sociais. A maçã mordida da Apple, o M do McDonald’s ou também com o corcodilo da Lacoste.
Há imagens que simplesmente contemplamos e associamos a uma determinada marca e que são reconhecíveis para uma parte importante da sociedade. Curiosamente, muitas vezes não se sabe as histórias que existem para além desses logotipos tão famosos.
No caso da Lacoste, é um dele. A história remonta tem um século. Concretamente, 1923. Nesse ano, o jovem prodígio do ténis, René Lacoste, tinha 19 anos e era um rebelde, com tudo o que isso implicava.
Assim, o capitão da equipa prometeu que se ganhasse faria uma mala de pele de um crocodilo, de um desses repteis que tinha escapado do Zoo de Boston. Só que, Lacoste perdeu. Ainda assim, a tenacidade de crocodilo que revelou em campo fez com que um jornalista americano o apelidasse disso mesmo, Lacoste, o crocodilo.
Teve de esperar até 1927 para que o animal ganhasse forma, nas mãos do estilista Robert George. Depois disso, René Lacoste bordou os seus blazers com este design icónico. Anos mais tarde, nasceria o polo, que, sem dúvida, é a peça de roupa mais reconhecível da marca francesa e que, apesar de intemporal, marcou uma geração.